Redação e AEN – Atualizada em 21/10
O último trecho da Transbrasiliana (BR-153), nos Campos Gerais, está mais próximo de sair do papel. O governador Carlos Massa Ratinho Junior confirmou na segunda-feira (17), em reunião técnica com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, no Palácio Iguaçu, os entendimentos finais para a contratação dos projetos preliminares de implantação da rodovia. Serão aproximadamente 53 quilômetros de pavimentação, com início no distrito de Alto do Amparo, em Tibagi, até Imbituva.
O governo federal vai custear o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), previsto para começar nos próximos dias.
A expectativa é concluir esta fase no primeiro semestre de 2023, para começar a construção já no ano que vem. Este é o único trecho que falta dentro do Paraná para a Transbrasiliana ficar pronta. Ratinho Junior lembrou que a conclusão da Transbrasiliana é uma demanda antiga dos paranaenses. Os projetos, lembrou ele, iniciaram na década de 1960, mas nunca foram finalizados.
“É uma rodovia muito importante para os Campos Gerais, que quando concluída dará ao Estado um novo corredor de escoamento da safra, levando a produção da região para Santa Catarina e o Rio Grande do Sul”, destacou o governador. “Essa é mais uma importante parceria com o governo federal para melhorar a infraestrutura do nosso Estado, permitindo ao Paraná avançar na proposta de se tornar a central logística da América do Sul”, acrescentou ele.
Atualmente, sem a pavimentação, os motoristas precisam desviar a rota pelas BRs 373 e 276 para alcançar o outro trecho pavimentado da Transbrasiliana, ampliando a distância e os custos. “Estamos falando do único ponto da BR-153 que não é pavimentado. Essa obra vai trazer um desenvolvimento ainda mais acelerado para aquela parte do Paraná”, comentou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti.
O prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, disse que sabe da importância dessa obra, pois vai tirar o trânsito pesado do perímetro urbano. “Ficamos muito satisfeitos com esse posicionamento do Governo Estadual e Federal e torcemos para que saia do papel e se torne realidade”, observa.
A BR-153 tem seu traçado cortando pelo Centro do quadro urbano de Imbituva. A expectativa, segundo o prefeito, é que com essa ligação, seja desviado com um novo traçado, retirando o atual do centro da cidade. “O município sofre com o trânsito de caminhões carregados com excesso de peso que transitam pelas ruas centrais de Imbituva e, por muitas vezes, danificando o pavimento. A BR-153 passa pelas principais ruas de Imbituva, e isso prejudica o trânsito e também os moradores da cidade. As ruas ficam esburacadas e a conta da recuperação fica sem dono”, desabafa o prefeito. “Com essa pavimentação, mais uma vez, o governador Ratinho Junior busca uma obra estruturante, que vai colocar Imbituva em um novo traçado rodoviário, dando mais visibilidade empresarial para nossa cidade. Imbituva passará, com essa ligação, a ser um entroncamento rodoviário que, com certeza, atrairá novas empresas”, conta Kubaski.
O deputado federal Sandro Alex, esteve na reunião e defendeu esta ligação. “A falta desta ligação asfáltica impede a região de se desenvolver mais. Com o novo traçado, Imbituva e região poderão dar um salto em competitividade”, disse o parlamentar.
Sampaio reforçou que há um compromisso do governo federal com a obra. Segundo ele, a construção integra um pacote de cerca de R$ 3 bilhões de investimentos por parte da União no Estado, incluindo as obras com recursos da Itaipu Binacional, como a segunda ponte Brasil-Paraguai, na região Oeste. “O Paraná é muito importante para o Brasil. Essa localização estratégica faz o Estado necessitar de ainda mais investimentos em infraestrutura. Queremos pavimentar essa rodovia, a BR-153, já no ano que vem”, disse o ministro.
DESVIO DE IMBITUVA
Um trecho da BR-153 passa pelo Centro de Imbituva, e a questão do desvio será algo que o prefeito vai defender junto ao Governo do Paraná. “Vamos conversar com o Estado para que seja feito como no trajeto apresentado anos atrás. Não iremos concordar, em hipótese alguma, que continue pelo centro”, disse Kubaski.
Celso disse que conheceu um trajeto em 2016, e se seguirem haverá um desvio, passando no entorno do perímetro urbano, da BR-373 para a BR-153, cruzando pela comunidade Campina.
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A Transbrasiliana liga o Pará ao Rio Grande do Sul e é a quinta maior rodovia do País, com mais de 3.850 quilômetros. No Estado, ela começa em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, e vai até General Carneiro, na divisa com Santa Catarina, no Sul.