Saiba o que é doença de Meniere e qual a relação com a labirintite

Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE 13511

A doença de Meniere é uma condição em que o liquido do interior da orelha interna, chamado endolinfa está com a pressão aumentada. A orelha interna é uma estrutura que fica dentro do osso temporal e tem duas funções principais: a audição e o equilíbrio. A cóclea é o órgão responsável pela audição e o labirinto pelo equilíbrio. Dentro deles existem dois líquidos, a endolinfa e a perilinfa. E no Meniere a pressão da endolinfa fica aumentada. Qual a causa do Meniere?


A causa da doença de Meniere é desconhecida. O termo usado é idiopática, quando não se sabe a causa. Sabe-se que existe uma predisposição genética.


A doença de Meniere causa tontura?
Sim, a tontura é um dos principais sintomas dessa doença. Aparece subitamente e pode durar de cerca de 20 minutos a várias horas. Após o episódio de tontura, a pessoa costuma se sentir cansada, nauseada e com desequilíbrio por várias horas ou dias. Os episódios de tontura podem vir de forma aleatória ou seguir um padrão, havendo pessoas que conseguem inclusive prever quando terão a crise.


Quais os outros sintomas?
• Plenitude Aural: outro sintoma característico do Meniere é uma sensação de pressão no ouvido, como ao descer a serra ou decolar no avião. Essa sensação é chamada plenitude aural e pode estar concentrada no ouvido ou espalhada por toda a cabeça
• Perda de Audição: a perda de audição do Meniere tem uma característica flutuante. O que é isso? Ela pode variar, piorando durante as crises, mas fora delas a audição pode estar normal.
• Zumbido: o zumbido que acompanha o Meniere pode ter várias características, mas normalmente é descrito como um barulho de mar ou cachoeira. Pode ser flutuante também, como a perda de audição.


Como eu descubro se tenho Meniere?
Como o tipo de tontura é muito característico, o diagnóstico do Meniere normalmente é feito por um Otorrinolaringologista através da história e do exame físico. É muito importante também a realização de um exame de audiometria. Outros exames de Ressonância Magnética, Eletrococleografia, Vectonistagmografia e exame de sangue podem ser necessários.


Qual o tratamento do Meniere?
O tratamento da Doença de Meniere é feito com medicamentos, que vão ajudar a manter a pressão da endolinfa normal. O medicamento mais utilizado é o dicloridrato de betahistina. Uma outra opção é o uso de diuréticos. Existe um dispositivo ainda não aprovado no Brasil chamado Meniett Device, que gera um pulso pressórico e pode trazer alivio para os sintomas.


Quem pode ter essa doença?
O diagnóstico do Meniere está descrito desde crianças de 4 anos até idoso de 90 anos, mas o pico de incidência se concentra entre os 40 e 60 anos, sendo até 2 vezes mais comuns nas mulheres do que nos homens.


Qual a diferença entre Síndrome de Meniere e Doença de Meniere?
A doença de Meniere é uma doença sem causa definida. A síndrome de Meniere é um conjunto de sintomas igualzinho a doença de Meniere, porém, causada como consequência de outra doença. Por exemplo, um paciente que tenha uma alteração endócrina ou uma doença autoimune que pode levar a um aumento da pressão do ouvido e consequentemente aos sintomas do Meniere.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.