Otite média (aguda) – saiba quais são os distúrbios do ouvido, nariz e garganta

Dr. Bruno l. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE 13511

A otite média aguda (OMA) resulta de uma infecção provocada por vírus ou bactérias, geralmente decorrente de uma complicação do resfriado comum ou de alergias. Embora a otite média aguda possa ocorrer em qualquer idade, é mais comum entre os três meses e três anos de idade. A otite média aguda frequentemente ocorre durante esta faixa etária uma vez que as estruturas no ouvido médio, como a trompa de Eustáquio, são imaturas e não funcionam adequadamente. Os sintomas e tratamento são similares em adultos e crianças maiores.
• O ouvido infectado é doloroso;
• Os médicos examinam o tímpano para estabelecer o diagnóstico;
• Determinadas vacinações rotineiras da infância podem reduzir o risco de otite média aguda;
• Às vezes, a infecção é tratada com antibióticos.
Raramente, as otites médias bacterianas espalham-se para estruturas próximas tais como o osso mastoide atrás do ouvido (mastoidite) ou o ouvido interno. Espalhar para o cérebro é extremamente raro, mas algumas pessoas desenvolvem meningite ou um acúmulo de pus (abscesso) no cérebro ou ao redor dele.

SINTOMAS DA OTITE MÉDIA AGUDA

Em pessoas com otite média aguda, o ouvido infectado fica dolorido e apresenta um tímpano avermelhado e abaulado. Muitas pessoas apresentam perda de audição. Bebês podem estar simplesmente irritados ou ter dificuldades para dormir. Febre, náusea, vômitos e diarreia frequentemente ocorrem em crianças pequenas. O tímpano saliente algumas vezes rompe-se, fazendo com que o pus drene do ouvido, às vezes, com alívio da dor.
Se a infecção se espalhar, a pessoa pode apresentar uma dor de cabeça intensa, confusão ou perda de função cerebral.

DIAGNÓSTICO DE OTITE MÉDIA AGUDA

É feita por avaliação médica. Os médicos utilizam um otoscópio para avaliar o canal auricular e o tímpano. Esta avaliação mostra se há a presença de pus no ouvido médio atrás do tímpano.

PREVENÇÃO DE OTITE MÉDIA AGUDA

O risco de otite média aguda pode ser reduzido pelas vacinações rotineiras da infância contra pneumococos (com vacina pneumocócica conjugada), Haemophilusinfluenzae tipo B (HiB) e gripe (influenza). Os bebês não devem adormecer com uma mamadeira uma vez que isso faz com que o líquido escorra facilmente da trompa de Eustáquio para o ouvido médio. O fumo passivo pode aumentar o risco, logo, as pessoas não devem fumar, especialmente em casa ou próximo a crianças.A otite média aguda recorrente pode ser prevenida pela inserção de tubos de drenagem (tubos de timpanostomia).

TRATAMENTO DE OTITE MÉDIA AGUDA

O tratamento é feito por meio de analgésicos e antibióticos, se necessário. A maioria das pessoas com otite média aguda melhora sem tratamento. No entanto, visto que é difícil prever quem apresentará, ou não, melhoras, grande parte dos médicos trata todas as pessoas com antibióticos, como a amoxicilina.
Outros médicos podem passar antibióticos somente se a doença for grave, ou se os sintomas não melhorarem após 72 horas. Alguns especialistas dizem que crianças mais velhas ou crianças entre 6 e 23 meses com otite média aguda, não grave, em apenas um ouvido, podem iniciar o tratamento com ou sem antibióticos.
Se o tratamento não for iniciado com antibióticos, eles serão administrados se a criança piorar ou não melhorar em 48 a 72 horas após o início dos sintomas. Aliviar a dor é importante. As dores podem ser tratadas com paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno.
A administração de sprays nasais descongestionantes contendo fenilefrina ou descongestionantes por via oral tais como pseudoefedrina pode ser feita em adultos. Anti-histamínicos são úteis para pessoas que apresentam alergias, mas não para aquelas com resfriados. Os descongestionantes e anti-histamínicos não são úteis para crianças e podem causar efeitos colaterais incômodos e possivelmente perigosos, principalmente em crianças com menos de dois anos.
Se uma pessoa apresentar dor intensa ou persistente e febre e o tímpano se apresentar saliente, o médico pode realizar uma miringotomia, na qual é feita uma abertura no tímpano para permitir que o líquido drene do ouvido médio. Essa abertura, que não afeta a audição, costuma fechar espontaneamente. As pessoas que apresentam surtos recorrentes de otite média podem precisar fazer uma drenagem através de tubos introduzidos nos tímpanos (tubos de timpanostomia).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.