Entenda o que é, quais as causas e como tratar a Amigdalite Caseosa

Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE 13511

A Amigdalite Caseosa, também conhecida como Tonsilite Caseosa, é uma inflamação provocada pelo acúmulo de alimentos nas criptas das amígdalas, o que causa uma sensação frequente de irritação ou desconforto na garganta, além de mau hálito persistente.


COMO SURGE A AMIGDALITE CASEOSA?
A Amigdalite Caseosa pode surgir quando restos de alimentos e a descamação da própria mucosa das amígdalas entram nos orifícios (criptas) e apodrecem lá dentro. São os chamados cáseos amigdalianos, que podem ser expelidos pela fala, tosse ou espirros.


EM QUE IDADE PODE SURGIR A AMIGDALITE CASEOSA?
O problema pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em adultos entre 40 e 89 anos.


É mais comum em pessoas que nunca tiveram infecções nas amígdalas e costuma trazer bastante desconforto e insegurança, tanto no ambiente de trabalho quanto nas relações pessoais, pois o mau hálito e a eliminação do cáseo podem ocorrer a qualquer momento.


SINTOMAS DA AMIGDALITE CASEOSA
Os principais sintomas da Amigdalite Caseosa são:
• Sensação de desconforto ou irritação na garganta;
• Mau hálito;
• Sensação de corpo estranho na garganta;
• Amígdalas inchadas;
• Infecções de repetição;
• Formação e eliminação de cáseos.


COMO DIAGNOSTICAR A AMIGDALITE CASEOSA?
O diagnóstico é feito durante a consulta com o Otorrinolaringologista, através de um exame físico chamado Oroscopia. O exame permite a visualização da cavidade bucal e a identificação dos cáseos nas amígdalas.


TRATAMENTO PARA AMIGDALITE CASEOSA
Existem duas formas de tratamento: o clínico e o cirúrgico. O tratamento clínico consiste em amenizar os sintomas por meio do uso de anti-inflamatórios e do gargarejo com soluções salinas e antissépticas para manter a higiene bucal.


Já o tratamento cirúrgico para Amigdalite Caseosa é capaz de resolver o problema permanentemente. Porém, a cirurgia consiste em remover as amígdalas.


COMO PREVINIR A AMIGDALITE CASEOSA?
Para prevenir o acúmulo de alimentos nas amígdalas e consequentemente a formação dos cáseos, é fundamental beber muito líquido durante o dia para limpar as criptas das amígdalas.


Também é necessário evitar consumir alimentos que alterem a viscosidade da saliva e que possam deixá-la mais grossa, como café, álcool e chocolate.


Existem alguns hábitos que podem contribuir para a formação de cáseo nas amígdalas, como fumar, intervalo grande entre as refeições e ingestão de álcool. Outra causa muito comum é ter hipertrofia das amígdalas (aumento do tamanho das amígdalas), o que facilita muito no acúmulo de material formador de cáseo.


Entretanto, aqui vão algumas dicas para prevenir esta situação:
• Beber muito líquido ao longo do dia;
• Evitar consumir alimentos que alterem a viscosidade da saliva, como o café, bebidas alcoólicas e chocolate.
• Em caso de suspeita de amigdalite caseosa, um médico deverá ser consultado para a confirmação do diagnóstico e orientações.


Já sobre os tratamentos, que apenas o seu médico pode confirmar a necessidade, podem ser clínicos (através do uso de gargarejos com soluções salinas e antissépticas) ou cirúrgicos (Amigdalectomia).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.