Alívio do zumbido: como a disfunção TMJ pode causar zumbido e dor

Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE 13511

Na edição passada falamos sobre o zumbido no ouvido, sobre o que é, quais as diferenças entre TMJ e ATM. Nesta edição, falaremos sobre quais os principais sintomas e formas de tratamento.


Há uma série de causas de zumbido e problemas de ouvido. Vamos embora com algumas das mais comuns. O problema é que, como em qualquer coisa, não se pode ficar chateado com coisas que não se pode controlar. Vamos nos concentrar nas causas mais comuns de problemas de ouvido, particularmente as causas que você pode facilmente prevenir. São elas:
• Dentes do siso e dor de ouvido;
• Exposição a ruídos altos;
• Bloqueio da cera dos ouvidos;
• Pressão sanguínea alta.


O TINNITUS VAI EMBORA?
É tudo sobre as causas subjacentes. Por exemplo, para alguém que tem zumbido após ir a um concerto alto, você pode ter zumbido por alguns dias que se dissipa por si só. Entretanto, se houver causas subjacentes mais graves, então você pode entender que parar de zumbir no seu ouvido deve ser uma prioridade. O resultado final é, se seu tinnitus continua por mais de duas semanas e afeta negativamente sua qualidade de vida, você deve mandar examiná-la. Isso naturalmente leva as pessoas à pergunta: “quando é que o zumbido não desaparece?” Isto é raro, mas acontece em raros casos quando a causa está enraizada na neurologia ou em danos permanentes ao ouvido. Reduzir sua exposição à causa do zumbido é fundamental para a recuperação total.


COMO ALIVIAR TMJ E ENCONTRAR ALÍVIO DA DOR DE OUVIDO?
• Tenha sua nutrição correta: Estudos mostram que a deficiência de algumas vitaminas e minerais pode levar ao zumbido.
• Exercício consistente, como seu médico recomenda: Estudos têm mostrado que o exercício regular moderado pode reduzir a severidade do zumbido. E quando eu via exercício, eu me referia ao exercício cardiovascular. Entretanto, também quero dizer, tentar esticar a mandíbula periodicamente ao longo do dia para ajudar a reduzir a tensão na mandíbula para descartar se a tensão na mandíbula estiver contribuindo.
• Desestresse: Sim, o zumbido pode ser relacionado ao estresse. É mais fácil falar do que fazer, mas tente desestressar permanecendo calmo, reduzir o cansaço excessivo ao trabalhar, manter um horário de sono saudável e praticar coisas como meditação ou yoga.
• Revise suas rotinas diárias: Se você estiver tendo um zumbido no ouvido, tente ver se há certas horas do dia em que ele se acende. Fique de olho em como você está sentado e em pé, e se há algum movimento repetitivo no trabalho que possa estar criando tensão muscular na cabeça e no pescoço.


O QUE FAZER A SEGUIR?
O ponto de partida é que se você estiver com zumbido ou dor de ouvido por mais de um ou duas semanas, é importante fazer um acompanhamento com um especialista. Se seus sintomas estiverem apenas isolados ao ouvido sem qualquer dor na mandíbula, talvez seja melhor consultar primeiro seu médico de atendimento primário que poderá encaminhá-lo a um otorrinolaringologista.


Se seu médico determinar que você não tem uma condição de orelha primária, então o próximo passo que você deve considerar é fazer uma consulta com um dentista ou um especialista em TMJ.


O especialista em TMJ avaliará sua mandíbula, dentes e músculos, avaliando como sua mandíbula pode estar contribuindo para seu zumbido. Alguns tratamentos comuns para tratar a ATM e obter alívio do zumbido são a fabricação de um aparelho ortodôntico personalizado, ortodontia, odontologia restauradora ou equilibrar sua mordida. Eu sei que há muitas opções, mas você não precisa se preocupar com isso agora. Seu especialista em TMJ poderá ajudá-lo a ser a melhor recomendação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.