Secretário

O prefeito Jorge Derbli recebeu em Irati, nesta quinta-feira (02), o secretário de Estado do Desenvolvimento Social e da Família, Rogério Carboni. Além de discutir os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e a parceria com o Estado, também foi avaliado temas relacionados às residências inclusivas e de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Derbli aproveitou o momento para levar o secretário para conhecer as obras da “Cidade do Idoso”, que está a pleno vapor.

Fofocas da Rosinha

Em homenagem ao cinquentenário da Folha de Irati, a coluna confidencial vai fazer um resgate de uma personagem que atuou no jornal na década de 70 e 80, a Rosinha. Rosinha era uma fofoqueira clássica, enxerida e bisbilhoteira e além de tudo com uma língua afiadíssima. E durante este ano ela vai voltar aqui na coluna confidencial com muitas informações e com seu jeito perspicaz de contar as fofocas de Irati e região. Quem conheceu, vai lembrar, e pra quem não conhece ainda a Rosinha, nas próximas edições contaremos mais dela.

Indicação

Esta na fase dos prefeitos indicarem seus representantes em Curitiba junto ao governo do estado. Osnei Stadler por exemplo confirmou a indicação do deputado Traiano. Já o prefeito Jorge Derbli faz suspense, mas diz que na terça- feira irá ao chefe da Casa Civil Ortega entregar o oficio com a indicação dos dois deputados. Leandro Jasinski por exemplo indicou Hussein Bakri. É politica do governo que os deputados indicados dos prefeitos acompanhem as agendas junto as várias pastas do Governo do Estado.

Esfera Politica

Os prefeitos da AMCESPAR decidiram na última terça (28) que vão trabalhar diferente a questão da liberação das consultas para tratamento de Câncer para o Erasto em Irati. “Como o governo está sendo insensível e o governador tem nas suas metas de campanha interiorizar a saúde, pretendemos marcar uma reunião com o governador para que haja uma resposta dele na solução deste problema”, disse o presidente, prefeito Jorge Derbli. A decisão foi definida em bloco com todos os prefeitos presentes e avalizada com os secretários de saúde também presentes na reunião.

Kiwi

A prefeitura de Mallet realiza neste final de semana a 5ª feira do Kiwi Amarelo. O prefeito Moacir diz que é a forma que a prefeitura encontra de divulgar esta fruta que é símbolo do município e fazer um esquenta para a festa que é no início de maio.

Show

Por falar em festa o prefeito Celso Kubaski confidenciou que os preparativos para o aniversário de Imbituva já estão sendo contratados e promete grandes atrações. Nesta semana ainda o prefeito comemorou a chegada de mais um micro ônibus para a saúde. Ainda sobre Imbituva comenta-se que em breve haverá troca de mais um secretário. Vamos ver que assume.

E vai Para Ponta Grossa

O governador Ratinho Junior vai para o Japão numa missão comercial. Na bagagem quer trazer a confirmação da fabrica de macarrão Nissin para o Paraná. Mas quem também vai é a prefeita de Ponta Grossa Elisabeth. Isso nos dá uma informação precisa que a cidade escolhida para instalação é PG. Claro que com o estafe politico que a cidade tem é fácil que as coisas vão pra lá. Apenas para lembrar que membros iratienses trabalharam muito para que a empresa viesse para cá. Alguns membros da diretoria até chegaram a vir para a cidade, mas o que tudo aponta é que PG levou a melhor. Que pena, Irati mais uma vez foi deixada de lado.

Veja esta:

Tem município que não precisa de oposição ou a oposição não tem serviço. A Rosinha que anda pela região ouviu conversas da cidade de Rebouças. Segundo ela, o vereador Tio Chico, por exemplo, está pedindo explicações para o secretário Alexandro Mazur sobre uma compra de forro de PVC de pouco mais de R$ 4 mil para colocar na rodoviária, onde o forro é de laje. Já a vereadora Betinha pede explicação ao secretário Jader sobre a pintura feita na Secretaria de Saúde, que segundo ele o valor cobrado é incompatível. E tudo isso vai dar desdobramento. É Rosinha, enquanto isso a oposição assiste e se diverte.

Compromisso

O vereador Hélio de Mello (PV) que foi presidente da Câmara de vereadores se afasta no próximo dia 15 de março para que a suplente enfermeira Genilce assuma sua vaga por 30 dias. Segundo Mello, é um compromisso dos vereadores do PV de dar espaço para os suplentes e ele está cumprindo o combinado, inclusive enaltecendo o mês das mulheres.

Mini Reforma

O prefeito Marcelo Leite está fazendo uma mini reforma política em Guamiranga. Alguns secretários foram trocados e alguns estão na lista e houve redução de comissionados, inclusive para ajustar o índice da Folha. Tudo para dar celeridade as obras do município. Esta semana ele assinou a homologação de pavimentação de 16 quadras de pavimentação dentro do município.

Tocaia

A Rosinha esteve esta semana pela cidade de Guamiranga e assuntou muito por lá. Sabe-se que recentemente o vereador Nathan Pontarolo foi eleito presidente da câmara no final do ano passado, mas parece que caiu numa tocaia. E na última sexta foi protocolado um pedido de cassação ao seu cargo e acatado por 3 vereadores, inclusive os mesmos que votaram nele para presidência. Nathan teve uma condenação transitado em Julgado em novembro de 2020 por ser pego com espingarda em punho em sua propriedade. O curioso, segundo a Rosinha é que até agora ele estava ocupando o cargo de vereador e depois de presidente sem problema algum. O que chama a atenção é que ele ficou mais de dois anos com poder político caçado e ninguém fez nada, até ele assumir a presidência da Câmara de Vereadores, inclusive, né Rosinha por pouco tempo, quase dois meses. Até contaram pra Rosinha que Nathan nem votou na última eleição devido ao fato. Mas para não ficar tão complicado, na última segunda (27), Nathan renunciou ao cargo de presidente e pediu afastamento por 90 dias das suas funções de vereador. Esse afastamento para Rosinha não tem nem fundamento, até porque se ele está sem direitos políticos, ele pode exercer a função de vereador? Parece até que foi coisa armada. Primeiro deram a presidência e depois tiraram o menino do cargo. Quem assumiu a presidência foi o vice Cordiac. Quem deve ter cuidado com “tocaia” é o prefeito Marcelo Leite, porque “prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”.

Voto errado tem consequência! E quem paga é o cidadão!

Analista Político de Botequim

Desdobramento

A Rosinha disse que existe dois grupos dentro da administração Zak que querem a sua vaga. Um é formado pelo Jader Molinari, vereador afastado para assumir a secretaria de saúde e Laercio Cipriano, outro vereador que se afastou para assumir a agricultura. Já o outro é formado pelo Alessandro Mazur que é o secretário Urbanismo que é próximo do deputado Hussein Bakri, e tem o apoio da vereadora Betinha. E mais dias, menos dias, o prefeito Zak vai ter de definir o seu candidato a reeleição para que a sua administração não corra o risco de ser processada por Improbidade Administrativa. E isso tudo com casos criados por fogo amigo. E o prefeito “vermelho” sabe que quando fazer a opção de um lado, perde o outro. Jader falou pelos corredores esta semana, que o Zak tem de definir, até para quem não tiver espaço buscar outros ares. Rosinha entendeu que isso foi uma direta ao prefeito sobre o pensamento do secretário.

Penitenciaria

Na tarde desta quinta-feira (02), o prefeito Jorge Derbli recebeu na Prefeitura de Irati representantes do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), entre eles o diretor-adjunto, Maurício Ferrarini, e José Maurício Batista Chaves, assessor do deputado estadual e Líder do Governo na Alep, Hussein Bakri. Na pauta, a construção, em Irati, de uma unidade penal ou uma unidade de progressão, que trabalha com presos em final de cumprimento de pena, com índice de reincidência baixo e que produzem. No Paraná há sete unidades e existe o interesse de instalar o mesmo modelo em Irati, que está sendo referência para o país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.