Ratinho na Campanha

Atualização feita às 11h45 – 28/10/22

Trocadilho

O prefeito Jorge Derbli, que está licenciado se fez presente na troca de comando do 10 Sub Grupamento do Corpo de Bombeiros Independente de Irati (SGIBI). Derbli sabe da importância que os Bombeiros tem para a administração e fez questão de prestigiar, mesmo estando licenciado. Irati teve a primeira comandante mulher, Capitã Carla Spak e agora Jorge Augusto Ramos é de direito o primeiro comandante do 10 SGIBI e merece destaque no processo. Na foto, Derbli num bom relacionamento com o Coronel Vasco, comandante do Bombeiros no Paraná. Em seu discurso, para descontrair se referiu ao comandante Vasco como “Cel Fluminense”. Ainda há de de destacar o discurso preciso do Coronel em Irati.

CANCELADO

Foi cancelado o evento politico em prol a campanha de Bolsonaro promovido pela equipe do governador Ratinho Junior que seria realizado em Irati na sexta (28). Irati seria a ultima cidade a receber o evento. Segundo presidente da Amcespar, Junior Benato, que informou o cancelamento do evento, isso se deve a uma ação preventiva da campanha, para não ter nenhum atrito com o TSE na reta final desta campanha, uma vez que o TSE e o STF tem “pegado pesado na campanha do Bolsonaro”. Portanto, por cautela de prejudicar a campanha, Ratinho que estaria no evento, resolveu cancelar a reunião.

RATINHO NA CAMPANHA

O governador Ratinho Júnior entrou de cabeça na campanha de Jair Bolsonaro. Está semana, ele correu o Paraná motivando prefeitos para levantarem seus discursos a favor do presidente. A pretensão do governador reeleito é ampliar a margem de vitória de Bolsonaro no Paraná. Por isso, o governador visitará as regiões onde o presidente precisa melhorar os índices nas eleições do próximo domingo.

MOTIVOS

É fácil entender os motivos que o governador Ratinho Júnior tem para se dedicar tanto a campanha de Bolsonaro no Paraná. Ratinho venceu com maioria absoluta nas urnas no estado e fez com que Bolsonaro fosse bem votado. Para ajudar, o juiz Sérgio Moro, que condenou Lula, é do Paraná. Isso somados, dão razão suficiente para que Lula odeie o Paraná e, se eleito, vai defenestrar o estado. Com esses dados, podemos dizer que Ratinho Junior se preocupa de fato com uma vitória de Bolsonaro no Estado. Bastidores dizem que ele busca que a pequena margem prevista de vitória de Bolsonaro, saia explicitamente do Paraná.

RETALIAÇÃO

Um membro do governo lembrou a retaliação que o Paraná recebeu no mandato de Lula e Dilma. A estrada de Irati a São Mateus só foi liberada após Michel Temer assumir o governo. Enquanto o PT governava, a liberação do empréstimo que viabilizou a obra não acontecia. Isso é uma mostra do que o Paraná pode voltar a sofrer se a esquerda assumir o poder.

TRAIANO NA REELEIÇÃO

Em primeiro de fevereiro a Assembleia Legislativa empossa seus deputados e elegem sua nova mesa diretora. E parece que o deputado Traiano (PSD) já alinhou bem sua reeleição para a presidência que se tornou o nome preferido.  E segundo deputados que participaram da composição para agradar a todos Alexandre Curi (PSD), o mais votado do estado será o primeiro secretário da mesa. Ainda contam que Hussein continuará como líder do governo.  

Vídeo: Reprodução WhatsApp

EM GUARAPUAVA

Michelle Bolsonaro em Guarapuava a primeira dama Michelle Bolsonaro esteve em Guarapuava nesta terça-feira na sua agenda atraiu mais de mil mulheres no centro de eventos aonde o discurso da primeira-dama incentivou várias líderes e questão empenhadas na campanha de Jair Bolsonaro uma das mulheres que esteve lá foi a prefeita Cleonice Schuk de Fernandes Pinheiro que busca arrebanhar incentivos para a campanha de Bolsonaro.

INAUGUROU

Uma das mais brigadas conquistas foi entregue nesta quinta-feira (27). A troca de comando do 10º SGBI (Subgrupamento Independente) colocou em ação a nova estrutura dos bombeiros de Irati. Major Jorge Augusto Ramos, que teve papel importante nesta elevação de comando, e a Capitã Carla Spak que saiu do comando. Com certeza, farão o trabalho que necessita para a região ganhar. Pena que o evento não foi prestigiado pelos prefeitos da região que dependem tanto dos bombeiros!!! Por lá, o prefeito Jorge Derbli, mesmo em licença.

NOVAS REGRAS

Uma nova regra determinada pelo Judiciário impede a reeleição dentro da mesma legislatura. Traiano, por exemplo, poderá ser presidente neste primeiro biênio, mas não poderá concorrer à reeleição em 2024 para o cargo do presidente. Mas, poderá ocupar um novo cargo na mesa, como primeiro secretário, por exemplo. Isso vale para todos os cargos da mesa, que não poderão repetir os cargos.

VAI VIRAR?

Oito pesquisas ainda devem ser divulgadas esta semana trazendo o resultado de sondagens para mostrar o que o eleitor pensa. Os especialistas apontam para virada, o que é divulgado já na maioria dos institutos. Mas, na maioria, mesmo sob a ótica da virada, considera-se que a margem será muito pequena, o que vai levar muita tensão na apuração. A diferença se prevê entre 1.5% a 3%.

DEFINIDO

A eleição deste final de semana tem desdobramentos muito mais profundos do que se percebe. Uma delas é o renascimento do ex-prefeito Odilon Burgath que já ensaia, segundo “bocas de matildes”, um retorno ao PT para assumir as regaras da sigla e, para tanto, criar estrutura para sair candidato a prefeito na próxima eleição municipal. Isso posto, Burgath, que trabalha na Junta do Trabalho de Irati, mas estava atuando em Curitiba, já voltou a cumprir expediente na cidade. Mas, ainda não perdeu a acidez nas redes sociais e parece que precisa tomar um relaxante antes de postar ou reagir a algum conteúdo.

OUTROS NA MESMA VIBE!

O radialista André Nogueira, que foi candidato a deputado federal pelo PT, mas não conseguiu se eleger, também é outro que já tem se manifestado nas redes sociais de modo a atuar numa campanha eleitoral de 2024. A esquerda vê uma possibilidade clara de voltar ao poder em Irati caso Lula seja eleito. Aí vale o antigo ditado: dize-me com quem andas, e eu te direi quem és!!!

POR OUTRO LADO

Por outro lado, ex-prefeitos como Rodrigo Hilgemberg e Sergio Stoklos tem se posicionamento claramente do lado de Bolsonaro. O posicionamento, segundo Rodrigo, é por defender os mesmos valores que ele, como a família, por exemplo. Mesma situação segue Sergio Stoklos, ex-prefeito. Inclusive, existem murmurinhos nos bastidores dizendo que Stoklos poderia, se convocado, disputar o pleito municipal das próximas eleições.

TAMBÉM DEFENDE

O vereador e presidente da Câmara de Irati, Helio de Mello, também segue a mesma linha, até porque veio do governo Bolsonaro o recurso para a pavimentação no interior do município. Hélio entende que, para continuar estas pavimentações no interior, é necessário que o governo continue o mesmo. Caso haja uma mudança, Irati e o Paraná vão pagar o pato, afirma o vereador.

GOMES VAI DE BOLSONARO

O ex-candidato a prefeito de Irati, Emiliano Gomes (PSD), manifestou apoio também ao candidato Jair Bolsonaro. Segundo Emiliano, isto se deve ao posicionamento do governador Ratinho Junior e ao trabalho realizado por Bolsonaro em prol do Paraná. Rafael Lucas, que também foi questionado, não foi encontrado. Felipe Lucas esteve no evento da visita de Bolsonaro em Prudentópolis.

RONALDÃO NÃO SE POSICIONOU

Já o vereador Ronaldão do Povo, que foi candidato a deputado estadual, preferiu não expor seu voto. Segundo ele, que estava em viagem, tem eleitores que apoiam tanto Lula, como Bolsonaro e um posicionamento poderia desagradar alguns de seus eleitores.

CASINHA BRANCA DE VARANDA

Ainda não dormiu definitivamente o projeto que busca a compra de um imóvel próximo a Câmara de Vereadores de Irati. A compra seria, inicialmente, para ampliar a área de estacionamento que está complicada na região próximo a casa legislativa. Mas, que na sequência, seria uma compra estratégica para ampliar construções do município. A compra é a pedido da Câmara, mas deve ser feita pelo executivo.

INOVAÇÃO

Quem esteve em Irati na semana passada foi o deputado eleito Marcelo Rangel (PSD). Ele visitou a redação da Folha de Irati e falou que dentro dos seus planos é trazer para Irati o seus expertise na busca de emprego para cidade. Ele diz que já fez isso em Ponta Grossa e, agora, quer ajudar em Irati. Ele agradeceu aos votos e se comprometeu em abraçar a cidade. Ainda, falou muito em buscar o emprego através da inovação, área que domina, devido sua experiência no setor.

COMPROMISSO

Um dos questionamentos foi referente a atuação do centro cultural Denise Stoklos, obra parada a muito tempo. Marcelo se comprometeu a intervir junto ao governador para que a obra seja finalizada.

PRECISA MELHORAR

O vereador Nato Kfouri precisa ajustar sua gestão junto a Secretaria de Saúde. Uma das ações que precisar ser melhorada é questão da marcação de exames, principalmente, os de imagem. Os munícipes não podem aguardar um dia no mês para marcar exames e quando chegar a data, não ter mais. Pelo jeito está faltando gestão, não conhecimento do setor. Esperamos que o secretário resolva esta situação.

APOSENTOU

Esta quinta-feira(27) é o último dia de trabalho no TCE do Conselheiro Artagão de Mattos, pai do deputado Artagão Junior. Para sua vaga está destinado o irmão do ex-governador Roberto Requião, Mauricio Requião, devido uma ação que rola na justiça. Se Ratinho Junior conseguir derrubar a decisão, a vaga estará entre Ortega, chefe da Casa Civil e Agustinho Zucchi, atual chefe do SEDU.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.