Papo Confidencial – Edição Nº 2956

Confira mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha e Maricha

Galopa meu cavalo

O prefeito Jorge Derbli aproveita todos os momentos para mostrar seus feitos. E foi, inclusive com a chuva praticamente incessante deste final de semana, que ele cravou a importância da pista coberta para que o Rodeio Crioulo de Irati se consolidasse como o maior do estado. Mais de 1000 competidores participaram do evento e disputaram as várias etapas do Rodeio em pista seca e acampamentos molhados.

Zaqueu e Galvão

O Republicanos deve homologar a candidatura de Zaqueu Bobato, atual vice-prefeito de Imbituva, como candidato a prefeito. Como vice na chapa, está praticamente fechado o nome do vereador Elcio Galvão (Progressistas). Rosinha, que assuntou os bastidores, disse que isso acontece pelo estilo de campanha a que se deve enfrentar em Imbituva. Com três candidatos fortes, a disputa deve ser acirrada e agressiva no estilo “morde e assopra”. A convenção será dia 23 de julho no Crui.

Bertoldo e Camargo

Já o PSD deve sair de chapa pura. Rosinha ouviu que o ex-prefeito Bertoldo Rover deverá ter como vice o vereador Dirceu Camargo, com uma dobrada ligando cidade e interior. Segundo a Rosinha, Bertoldo tem que destravar processos para validar sua candidatura e enfrentará Vinicius Pontarolo, que pode ter como vice o ex-vereador Pedrinho Sloboda.

Marcelo candidato?

Com a desistência de Telma Fenquer para disputa do cargo de prefeita do município de Guamiranga pelo PSD, o nome do atual prefeito, Marcelo Leite, volta a ser cogitado nos bastidores. Informações que chegam a Rosinha é de que Marcelo pode disputar as próximas eleições com apoio político significativo, como Alexandre Curi e Sandro Alex, mas o quadro ainda é indefinido. Se isso se confirmar, o vice deverá vir da sede. Marcelo, que não tinha experiência com o executivo, é dono de um mandato com muitas conquistas, o que agrada muita gente. A decisão final deve acontecer até na sexta-feira (19).

Datas

Antes de falar em eleições, vamos falar nas posses. Você sabia que a posse do presidente da República e do vice-presidente, no próximo mandato, não será mais no dia 1º e sim no dia 5 de janeiro? Tal como, a posse dos governadores e vices será no dia 6, mas os prefeitos e vices continuam com as posses para o dia 1º de janeiro. Será que esqueceram de mudar? A data da posse dos prefeitos está na Constituição Federal, Art 29, Inciso III.

Já tem a dobrada

Em Mallet, o prefeito Moacir já tem a dobrada oficial para a disputa eleitoral deste ano. O vice Francisco (Chico) fará dupla com a ex-secretária Lorena Aparecida Soares, que é pré-candidata a vice na chapa que tem o PSD e o Progressistas na disputa. A dobradinha será confirmada na convenção que acontece no dia 26 de julho no Clube Copérnico. Embora haja alguns comentários tentando desestabilizar a dupla, já foi confirmada pelo prefeito Moacir e os componentes. Ainda, cada partido deverá lançar chapa completa de vereadores com 10 em cada.

“5 de agosto”

Data final para as convenções.

Como vai o Podemos?

O PSDB faz convenção do dia 4 de agosto para definir o vice na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Rogério Almeida. O vice pode ser o Sergio Gryczak (Sergio Da Saúde) do Podemos, mas aí mora uma grande dúvida do que vai acontecer. Rosinha me traz a informação que José Ivo Rodrigues (Ivo Cabelereiro), morador do distrito do Rio Claro do Sul, também do Podemos é indicado como vice do Pedro Kowalczyk (Pedro Mandioca). E aí, como vai ficar o partido? Já Rogério diz que, existem outros partidos em Mallet e o tempo é de namoro. Outros nomes também se colocam como candidatos como Ari Miranda, Kaminski e Dione.

Próximo, mas indefinido

O pré-candidato a prefeito Rafael Lucas (Podemos) confirmou que a negociação com o PSDB de Ieda Waidzyk avançou, mas ainda não está 100% concluída. Segundo ele, ainda depende de ajustes entre os partidos e alguns detalhes na negociação. Para Rafael, a junção uniria os partidos PL, Podemos e PSDB, e a convenção do Podemos e PL será no dia 02 de agosto. Mesmo não confirmado por Rafael, nos bastidores, segundo a Rosinha, a aliança é dada como certa.

“A corrupção política é apenas uma consequência das escolhas do povo”.

Laércio Monteiro

Cogitações

Alguns partidos ainda tem papel preponderante na composição política de Irati. É o caso do MDB e PP. O PP se renuiu na quinta para definir o seu rumo, já que é o partido que tem o maior número de secretários do prefeito Jorge Derbli filiados a legenda. Já o MDB, através do presidente Josué, estuda uma coligação com vários partidos, mas a conversa se intensificou com o PT, o qual pode indicar o presidente Josué como vice na chapa, segundo informou Rosinha. Porém, Josué ainda conversa com o UB, com o qual também estuda compor. As informações da Rosinha contam que o PDT também ameaça mudar de ares e coligar com o PT, mas Rosinha ressalta que de definitivo, nada, tudo são conjecturas! Ah! Rosinha ainda ressaltou que a diferença entre o MDB e o PP, é que Josué manda mais no MDB que o Marcelinho no PP.

Vai, mas não leva

Embora possa levar a sigla para onde quiser, o MDB não tem domínio sobre os maiores pré-candidatos do partido. André Demczuk, Vera Gabardo e Jorge Zem possivelmente foram plantados na legenda com a missão e possibilidade de apoiar Ieda na jogada, mas agora com a mudança de rumo de Josué, o partido pode até ir para outro candidato a prefeito e o apoio das estrelas deverá ir onde Ieda estiver, com a exceção de Cesar Jacumasso. Resta saber como Josué trataria a fidelidade partidária. Segundo Rosinha, o que se fala nos bastidores é que a maior possibilidade é de que o MDB coligue no final com o Podemos e PSDB.

Convicto

Emiliano esteve em Curitiba esta semana na Casa Civil e voltou “convicto” de lá. É que, segundo a Rosinha, lhe foi dito que o governador Ratinho Junior “ratificou” (entendeu o trocadilho?), seu apoio ao pré-candidato pelo PSD. A informação de “cocheira” que Rosinha traz é que quem não estiver com o governo, estará contra ele. Pode isso, Arnaldo?

Ocasião?

O namoro ainda rola solto e o 34º Rodeio de Irati foi palco dos candidatos prospectarem suas campanhas futuras. Rafael Lucas (Podemos), Ieda (PSDB), Ana Radis (PT) estiveram marcando presença por lá. Ieda inclusive participou da inauguração da escultura do “Boi de Ferro”, mais uma marca de Derbli no CT. Emiliano Gomes (PSD) e Nelson Menon (UB) foram visto caminhando juntos, mostra de boa conversa e proximidade. Larissa Mazepa, outra possível vice de Emiliano Gomes também esteve por lá.

Em São Mateus…

A atual prefeita Fernanda Sardanha (PSD) e o vice Adão (PP) fazem sua convenção no sábado (20) onde devem confirmar sua candidatura. A convenção será um evento simples, com o intuito apenas de formalizar a candidatura e a chapa de vereadores. Por outro lado, ainda podem manifestar interesse na disputa o ex-prefeito Luiz Adyr Gonçalves e o ex-deputado Bacil. Se Luiz Adyr não disputar, existem boatos que o vereador Jorge Manfroni disputaria o executivo, mas a influência da “numerologia” ainda pode tirar gente da disputa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.