Papo Confidencial – Edição Nº 2948

Confira mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha

Agora Foi!!!

Após ficar parado mais de quatro anos, o Castramóvel foi colocado em funcionamento. Um grande ganho para a “classe” dos cachorros e gatos de rua. Brincadeiras à parte, uma grande conquista do prefeito Jorge Derbli que colocou a frente, o secretário Wagner Beida para ajustar a parceria com a Campo Real que, depois de muita burocracia, começa atender a população canina. Faz tanto tempo que o prefeito, inclusive, esqueceu que foi o deputado Evandro Roman que trouxe o programa para Irati. A previsão é castrar 600 animais até o final do ano.

Selo Sustentável

O prefeito Moacir, de Mallet, recebeu nesta quinta (20), do gerente da Caixa Econômica de Irati, o Selo Município Gestão Sustentável. Esse título é destinado a municípios que possuem indicadores de boas práticas de governança. O objetivo da Caixa é reconhecer e apoiar os municípios que se destacam nestas práticas. O prefeito Moacir explicou que, desde o início da gestão, a preocupação com a administração transparente e correta foi para trazer os melhores resultados para a população.

Antes e Depois do Toti

Esta semana perdemos uma referência política importante da região. Toti Colaço, aos 81 anos, duas vezes vereador, duas vezes prefeito, duas vezes deputado estadual. Grande articulador político, visionário e responsável por grandes obras. Ensinou muito na política, em defender as pessoas simples. Ensinou muito dos políticos que estão atuando. Não era perfeito, mas deixa um legado por quebrar um ciclo, rompeu um momento político. Mesmo quando já aposentado, sempre orientava os mais próximos. Muitas grandes obras foram feitas ainda depois do Toti, mas ele foi e será o responsável por quebrar a hegemonia de um grupo e dar voz a todos. Descanse em Paz.

“R$ 11 mi”

Jorge Derbli deu ordem de serviço para um grande projeto de pavimentação

Fatos e Boatos

Ainda não se sabe se é fato, mas a Rosinha soube que Lorena Aparecida Soares, que foi secretária de Saúde de Mallet, na gestão do prefeito Moacir Szinvelski, afastou-se do cargo. Rosinha soube de boatos que ela já tem domicílio eleitoral em Mallet e seria uma interessante vice para o pré-candidato a prefeito Chiquinho da Gráfica.

Por Outro Lado

As conversas que chegaram até a Rosinha trazem informações dos vereadores que podem estar compondo para a disputa pelo executivo. A Rosinha ouviu que os vereadores do União Brasil, Pedro Kowalczyk e José Ivo Rodrigues, estariam lançando uma chapa pura de prefeito e vice. Isso também mostra um enfraquecimento de grupo do ex-prefeito Rogério, uma vez que Ivo sempre foi ligado a ele.

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política, diversas vezes”

Winston Churchill

Contas Aprovadas

O ex-prefeito de Prudentópolis, Adelmo Kosovski, é o mais cotado para disputar a cadeira de prefeito pelo PSD, tem todas as contas dos seis anos que foi prefeito da cidade aprovada tanto no Tribunal de Contas, como na Câmara de Vereadores de Prudentópolis. Isso desmente alguns boatos dizendo que Adelmo não estaria apto a disputar a Prefeitura. A administração de Adelmo e Osnei sempre foi regada de rigor e transparência com a “coisa pública”, o que lhe rende sempre credibilidade com a população do município.

Esclarecendo

Consultada a assessoria do pré-candidato Adelmo Luiz Kosovski acerca da divulgação pelo Tribunal de Contas do cadastro de irregularidades, houve informação, por meio de nota, no sentido de que a existência da informação acerca de julgamento de processo de tomada de contas extraordinária não gera qualquer espécie de inelegibilidade, o que sequer gera discussão, posto que tanto o STF, quanto o TSE pacificaram a matéria no sentido de que as contas que geram inelegibilidade são apenas as contas desaprovadas em julgamento pela Câmara Municipal de Vereadores.

Bem na Fita

O prefeito Leandro Jasinski está bem na fita. Os números o colocam com certo conforto em algumas pesquisas de consumo realizadas para medir o pensamento do povo rioazulense. Lá, a campanha eleitoral deve ser um confronto direto com Vicente Solda. Leandro, recentemente, ajustou espaço para mais dois vereadores que eram oposição viessem a compor em seu grupo político, fortalecendo sua base. Isso é fruto do bom desempenho em viabilizar as conquistas para o município.

Águas de Poço

Esta análise da Rosinha vai para os pescadores. A política de Irati esta como as águas de um poço de rio, calmas por cima, mas turbulentas por baixo. Vamos lá! Informações que vieram por áudio à Rosinha, conta de uma reunião que aconteceu na última sexta-feira (14), na casa do Dr Felipe Lucas. Na reunião, estavam representantes do Rafael, Ieda e Jorge Derbli. Segundo a informação que Rosinha recebeu, a pretensão da reunião é fazer um alinhamento entre os três grupos políticos para que deste, nasça uma dobrada entre Ieda e Rafael, com o apoio de Derbli.

Quem Vai na Cabeça

A informação que chegou à Rosinha é que o impasse do ajuste ainda está em quem vai de prefeito e quem vai de vice. Mas Ieda ainda busca ser a cabeça de chave por ser, segundo informações, a sua última chance. Mas Rafael, por outro lado, também não deve abrir mão de ser o cabeça de chave, até por que vem do recall de uma campanha a deputado. As informações chegaram à Rosinha ainda na noite da sexta (14), data da reunião, e borbulhou na cidade, até pelo antagonismo dos dois grupos.

Apostas

Independente da composição que aconteça ou não, a dobrada mais plausível de se efetivar, segundo Rosinha, é que Rafael vá na vaga a prefeito e Ieda, dispute novamente a vice. Isso acontece devido a vários fatores. Mas um é preponderante, é o apoio de Leandre, que teria sua retribuição mantendo ou ampliando sua base política. Uma das estratégias seria manter Ieda em uma dobrada interessante. Então é melhor que Ieda seja vice e participe do jogo, mantendo a base do que tente uma carreira solo com menos expressão.

O Tempo Cura

A política é um dos exemplos de como o tempo cura todas as feridas. As conversas que se aglutinam e podem colocar em uma mesma mesa para conversar os “Pé Vermelho (Ieda) e os Mãos Brancas (Lucas)” com possibilidade real de composição, é um exemplo de como o que se diz e as brigas na política não devem sair da esfera política mesmo. Se for lembrar eventos políticos de 20 ou 30 anos atrás, seria improvável uma composição desta. E não é só isso, se for pensar nas eleições recentes também vimos troca de farpas que, agora, já se reconciliaram ou tentam pelo menos. Na política não interessa os meios, mas sim, os fins.

Valmir Pré

O vereador Valmir Ribeiro ou “Valmir das marmitas” está levando a pré-candidatura a prefeito a sério em Imbituva. Na quarta (19), ele lançou sua pré-candidatura a prefeito da cidade pelo PRD, inclusive com a presença e apoio do deputado estadual pelo PSB, Luis Corti. Valmir deverá ser o 4º candidato a prefeito da cidade de Imbituva e ainda tem o apoio do deputado Geraldo Mendes, do UB. Valmir disse que não existe a expectativa de ir de vice de ninguém.

Quem Perde

A Rosinha conversou com várias fontes de Imbituva e ligados a vários partidos rivais, inclusive, e analisou que quem mais perde com a saída de Valmir é o pré-candidato Vinicius Pontarolo. E pelo jeito não é difícil de explicar, diz a Rosinha. Valmir Ribeiro estava sendo contado para ser o vice de Vinicius. Ribeiro é um político jovem que se elegeu por seus méritos e entra muito bem no eleitorado mais simples e jovem das vilas, mesmo público dos Pontarolo. Mesmo que tenha poucas possibilidades de eleição, constroem um nome para futuras disputas, analisou ela. E sempre é melhor andar sozinho que mal acompanhado, disse a Rosinha, fechando o raciocínio.

Salomão

E o caso do Hospital Darcy Vargas parece que não tem fim. Uma decisão do Juiz James, de Rebouças, determinou que ocorra a eleição para a nova direção da casa, baseado em um recurso imposto pela Prefeitura mostrando que a atual presidente não é habilitada. Um bom observador de Rebouças disse a Rosinha que a decisão do meritíssimo não diz quando deve ser realizada a eleição. Se for pelo estatuto, apenas no final do ano. Como decidia o Rei Salomão, “cortem a criança ao meio”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.