Fim de ano

E como presente de Fim de ano e “porque se comportou bem”, o prefeito de Rio Azul ganhou a visita do governador Ratinho Junior. Ele veio inaugurar casas populares. Leandro aproveitou para elevar o nome dos deputados que ele trabalhou e foram os mais votados no município: Hussein Bakri e Leandre Dal Ponte. Mas foi elegante ao comentar a presença do deputado Alexandre Curi que representa a oposição. E dê-lhe discurso.

RECEBEU

O prefeito Jorge Derbli teve a sua primeira aparição pública com o deputado Artagão Junior após as últimas eleições. Segundo “bocas de Matildes”, ele não estaria contente com a votação em Irati. Mas os dois aparecem na foto na entrega do caminhão que será destinado a coleta de lixo reciclável em Irati.

Foto; Divulgação

NÃO DA FOLGA

O prefeito Celso Kubaski aproveitou a visita na casa do amigo para pedir que o governador olhe com “bons olhos” algumas demandas que estão tramitando no governo. Kubaski teve a interlocução do deputado Sandro Alex. Celso tem obras importantes no município como a pavimentação da Vila Nova. Mas a conversa foi boa, afirmou.

ÚLTIMA HORA

Eleição de mesa diretora de Câmara de Vereadores é decida sempre em cima da hora. Em Irati, Rio Azul, Prudentópolis e Fernandes Pinheiro será dia 20. E salvo engano em todos os lugares está difícil o ajuste. É que é a hora que todo mundo quer o poder. É aí que entra a figura do prefeito, que chama a base e explica qual a configuração que é boa para a gestão. Fácil assim? Só que não! Depende da articulação. E quem morre na véspera é peru. Mas não dá pra relaxar.

EM BRASÍLIA

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, o vice, Jair Boni, e a secretária de Saúde, Cristiana Schvaidak, estiveram em Brasília, nesta semana, buscando recursos para o município. Leandro está mostrando o porquê está fazendo a diferença no município. A primeira visita foi a deputada Leandre buscando as sobras destes anos e colocando emendas para 2023.

Foto: Divulgação

NOVOS PAPOS

Outro que aproveitou para retomar conversas que andavam um pouco mais afastadas foi o prefeito Jorge Derbli que teve uma boa conversa com o deputado Hussein Bakri. Bakri é líder do governo e Derbli reafirmou que o espaço que o governo Ratinho Junior tem em Irati é ilimitado. Parece que a proza pode trazer bons frutos.

LUCRO

O CT de Irati estava lotado na última semana para formatura do Proerd. Essa foi uma das atividades destinadas ao novo Centro de Eventos. Outra mostra das novas destinações são eventos de terceiros como aquele acontecido na semana de 12 de outubro por empresários de Guarapuava. Mostra de que o CT se garante como espaço para multieventos. Embora este do dia 12, segundo bastidores, não fechou em lucro. Qual será o motivo.

ARROJADO

A prefeitura de Mallet está preparando para este final de semana a 2ª Feira do Empreendedor. O objetivo é fortalecer o comércio local através da feira. Para isso, o secretário de Indústria e Comércio, Léo, tem o apoio do prefeito, inclusive, para elaboração de parcerias que propiciam trazer shows como o de Ana Castela, uma das cantoras que está em alta na música sertaneja. Além disso, os espaços para os comerciantes locais não têm custo. Isso para que tanto o comércio como os cidadãos tenham ótimas oportunidades nestes momentos de fim de ano.

CAMINHÃO PIPA

Guamiranga recebeu, em Curitiba, um caminhão pipa que foi destinado ao município via deputado Alexandre Curi. O prefeito Marcelo Leite agradeceu ao governador Ratinho Junior pelo equipamento que será de grande valia aos produtores rurais do município. Outra conquista que tem o dedo do deputado Alexandre foi a liberação de recurso da pavimentação da Boa Vista. Nesta, entra também, o deputado federal Sandro Alex. A obra já foi licitada e inicia em janeiro de 2023

Foto: Divulgação

INTERIOR

O governador Ratinho aproveitou para fazer todas as entregas pendentes. O prefeito Osnei Stadler recebeu um caminhão Baú destinado para a coleta de resíduos recicláveis. Osnei disse que vai atender a área rural do município. O caminhão foi destinado via deputado e ex-secretário, Márcio Nunes. Osnei agradeceu diretamente ao governador por atender ao pedido.

SECRETARIADO

O anúncio do secretariado de Ratinho Junior ainda é só especulação. A possibilidade é que próximo ao Natal tudo já se defina. Os comentários apontam que Sandro Alex não volta para o SEIL e continua como deputado. Seu irmão, Marcelo Rangel, iria para Secretaria de Inovação. Beto Preto deve permanecer na Saúde. Uma nova Secretaria estaria sendo criada para absorver algumas funções que estavam na antiga SEIL, que volta a ter uma função de cuidar da logística do estado. Mas vamos lembrar que isso é especulação.

8ª PRESIDÊNCIA

O vereador Ricardo Hirt assumiu sua 8ª gestão como presidente da Câmara Municipal de Rebouças. Articulador, venceu duas eleições nos últimos dias. Isso porque houve um equívoco na primeira e houve nova eleição na última sexta (9). Ficou Ricardo como presidente, Betinho como vice, Tiu Chico como primeiro secretário e Daniele Andrade como segunda secretária.

MUDANÇA

Para quem dizia que não iria haver mudança após o agito do Getúlio, estava errado. Saiu da mesa Claudemir Hertel e entrou Tiu Chico no lugar. E, ainda, a mesa ficou formada de oposição e situação, mas sem riscos. Agora, a mesa que antecede a eleição sempre tem mais serviço.

GETÚLIO X LAERCIO

No caso do vereador Getúlio Versus o secretário Laercio está se estendendo. Um bate daqui outro de lá. No meio disso, foi protocolada uma Lei pra regularizar o problema. Só que a Lei está causando transtornos para todo lado, inclusive, para o prefeito Zak. A realização de serviços em propriedades particulares é digno de questionamento. Se não fosse a Prefeitura, não estarias às pressas correndo pra legalizar tudo. E com isso, Getúlio Gomes assume o posto de oposição.

DE COCHEIRA

“Informações de cocheira” dizem que Guto Silva, que estava na Casa Civil, deve ir ao Planejamento com uma Secretaria mais robusta financeiramente. Ortigara ficaria na SEAB e Ortega continua na Chefia da Casa Civil. Outros secretários que tinham suas pastas como superintendência, agora, devem assumir como secretários. É o caso de Aldo Bona, na Ciência e Tecnologia, e Luciana Casagrande, na Cultura.

ZUCCHINHO NO TC

O ex-prefeito de Pato Brando e ex-deputado, Augustinho Zucchi, foi eleito com 46 votos a favor e dois contra para assumir o posto de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). Zucchinho entra na vaga de Nestor Baptista e foi indicado pelo governador Ratinho Junior. Antes disso, Zucchi foi chefe da SEDU.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.