Confidencial – Edição nº 2973

Acompanhe a mais um Papo Confidencial, com participação de Rosinha

Vou fazer um leilão…

E vamos sim fazer um leilão, mas não é para vender o coração de ninguém, mas sim para ter o menor preço para realizar a troca das lâmpadas em LED de seis municípios da região. O leilão acontece na sexta-feira (20) na Bolsa de Valores de São Paulo e será transmitido pela Folha de Irati. Os prefeitos da região e uma equipe de técnicos acompanham o evento.

Bolsonarista de nariz vermelho

Neste período eleitoral vemos de tudo. Inclusive várias pessoas que tem colocado os pensamentos Bolsonaristas como uma regra de vida. Rosinha “deu um Google” – expressão usada por Jair Bolsonaro – e localizou um bolsonarista aqui de Irati que foi candidato a deputado federal pelo PT em 2002. Vanderlei Zarpelon, que ainda faz campanha para que boicotem o 55, fez seus pífios 3.227 votos na eleição da época. Rosinha ainda ficou intrigada para saber porque o Vadeco mudou de lado. Enjoou do PT? Questiona Rosinha.

Imagem: Divulgação

Na T

A rádio T de Irati realizou entrevistas com os candidatos a prefeito de Irati. Na quarta (18) recebeu Rafael Lucas (Podemos), na quinta (19) foi a vez da Ana Radis, do PT, e na sexta (20) Emiliano Gomes (PSD). Nos 20 minutos de entrevista ainda contou com a participação da equipe da Folha de Irati. Obrigado Radio T pelo convite e parceria de sempre.

Gravou

O prefeito Marcelo Leite (PSD), que vai a reeleição, gravou no último sábado com o governador Ratinho Junior, em Ponta Grossa. Ratinho apoia Leite pelo volume de obras que trouxe para Guamiranga via Governo do Estado, com o apoio de deputados como Sandro Alex, que atualmente é o secretário de Infra, e Alexandre Curi, atual 1º secretário da Alep. Guamiranga e Fernandes são municípios que estão recebendo o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que pretende asfaltar as pequenas cidades do Paraná.

Substituiu

O ex-prefeito Vicente Solda (Republicanos), que era candidato a prefeito de Rio Azul, desistiu da campanha abrindo espaço para a candidatura do seu filho e também ex-prefeito Rodrigo Solda (PL). O vice Alcides José Trzaskacz será mantido. Vicente ainda está inelegível e não poderia ter sido candidato, a substituição traz uma parada na campanha, até para trocar todo o material publicitário, para substituir tanto o nome do candidato como o número, que agora passa a ser 22. Tempo de reorganizar a rota.

Pesquisa não divulgada

Uma pesquisa foi realizada em Rebouças nestes dias, mas o mistério tomou conta dos números. É por que a mesma ainda não foi divulgada, mesmo liberada pela Justiça Eleitoral. Houve contestação, mas mesmo assim os números da pesquisa continuam sobre sigilo. Rosinha, que levantou as informações, salienta que pode existir uma estratégia para divulgá-la em um futuro próximo, ou os números não contentaram o contratante da pesquisa, Sergio Soriane. O segredo dos números instigou até autoridades das mais variadas esferas. Rosinha lembra da personagem D Milu da novela “Tieta”, que em um caso como este diria: Mistééééério! Né, Serginho.

Denúncia

Vanderlei ainda é autor de uma denúncia, lembrou Rosinha, ilegalidades na publicação do aumento de subsídios de vereadores, prefeito e vice que, agora, depois do transitado e julgado, atingiu bruscamente vereadores à época como o Eugênio Demczuc e o espolio do vereador Vinoca dentre outros vereadores. Isso ainda teria sido o motivo para que seu filho Gilberto Larica desistisse da disputa ao cargo de vereador pelo PP. Ser PT socialista de cartão de crédito gordo é fácil, o difícil é… completem a frase como quiserem.

Perspectiva

Rosinha que psicografou esta semana a analista política, fundamentou que uma grande renovação pode tomar conta da Câmara de Vereadores de Irati. Segundo a vidente e analista Rosinha, os números podem chegar a 70% de renovação. Isso acontece por vários fatores. Um deles são as estratégias políticas erradas. Vereadores migraram para partidos com promessas diversas e quando migraram, não era bem o que se tinha prometido.

Estrela

Outro fato é a super lotação de estrela, isso acontece quando tem muito vereador bom de voto no mesmo partido, deixando gente boa de voto, de fora do legislativo. Outra situação é a regra 80-20 que define a segunda rodada de eleitos. Ainda vem a decepção eleitoral, para aqueles que prometeram o que não cumpriram ou não poderiam cumprir e o eleitor cobrou. A vidente acima diz que haverá choro e ranger de dentes. Rosinha ainda convida: “bora espicular os cientistas políticos de botequim”!

Pimentel na Frente

Uma pesquisa encomendada pela RIC Tv Record e divulgada pela IRG Pesquisa nesta quarta-feira (18) aponta Eduardo Pimentel (PSD) como líder nas intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba. Na estimulada, Pimentel alcançou 35% da preferência dos eleitores. Isso é um aumento de 7% em relação ao final de agosto. Em segundo vem Ducci (PSB) com 17.5% e Ney Leprevost (UB) com 11%.  A coleta foi realizada entre 13 e 17 de setembro com 800 entrevistas. A pesquisa esté registrada sob número PR-09090/2024 e tem uma margem de erro de 3.47% para mais ou para menos.

Fernanda Monteiro

Outra pesquisa traz números de Guaratuba. Lá é o renomado Paraná Pesquisa, o dono do levantamento que aponta Fernanda Monteiro (PSD), filha do assessor do deputado Nelson Justus, Sergio Monteiro. Fernanda, na estimulada, tem 46% contra 34% de Mauricio Lense. A pesquisa está registrada no TSE sob nº PR-02167/24 e foi contratada pelo Televisão Bandeirantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.