Confidencial

Acompanhe ao Papo Confidencial desta quarta-feira (31), com participação da Rosinha

Morre Ronaldão

Faleceu na manhã da terça (30) o vereador e presidente da Câmara de Vereadores licenciado, José Ronaldo Ferreira, o Ronaldão, ou ainda Ronaldão do Povo, como gostava de ser chamado. Estava no terceiro mandato como vereador. Foi candidato a prefeito de Irati, foi candidato a deputado nas últimas eleições e, por vir de origem simples, tinha uma identidade com a população muito forte. No último mandato colocou como meta doar o seu subsídio, que o fez a várias entidades de Irati e região. Foi vítima de um câncer que o enfraqueceu. Resiliente, sempre soube com garra enfrentar as adversidades. É o terceiro vereador que falece no exercício deste mandato.

Quadro Novo

Já em Inácio Martins, o quadro é totalmente novo. Com a desistência do pré-candidato a prefeito Klevinho Perússolo (PSD), por problemas de saúde na família, o quadro mudou totalmente. O grupo do atual prefeito Junior Benato estava articulado para a candidatura de Klevinho, sem um plano B. Agora, tudo muda de figura e o prefeito, junto do seu grupo, tentam fazer o pré-candidato a vice na chapa, vereador Dimas Vier também do PSD.

Conversa acentuada

Quem se alvoraça também e deve lançar candidato é o Republicanos, que tem no empresário Álvaro Pasqualin (Batata) seu maior expoente. Mas o partido mantém uma conversa com o PSD, de Benato, para uma possível composição, uma vez que os dois partidos juntos teriam a maior condição de enfrentar a candidatura de Marino Kutianski (PSB) e Laureci que se fortalece neste momento.

“6”

Inácio Martins poderá ter vários candidatos nesta eleição

Mais candidatos

Segundo Rosinha conta, Inácio Martins entrou no programa “mais candidatos”. Vamos contar Marino Kutianski (PSB), Batata (Republicanos), Dimas Vier (PSDB), ProfElcio (PT) e Jorge Boeira (PL) e do jornalista Kleber Fernandes (Novo). Ao todo, até o momento são seis candidatos, mas esse número pode reduzir para quatro, fundamenta Rosinha. Se Batata e Dimas se unirem em uma dobrada podem se tornar mais competitivos para enfrentar Marino, que já fez sua convenção, mas até o dia 5, muita água vai rolar nas ribanceiras de Inácio Martins.

Foto: Reprodução

Kleber vai sem vereador

O partido Novo, em Inácio Martins, lança Kleber Fernandes com Luiz Macarroni de vice. Segundo a Rosinha, o partido não conseguiu montar uma chapa de vereadores e, por esse motivo, lançou apenas a candidatura a prefeito e vice. Na política, além dos vereadores atuarem como o para-choque do prefeito, são importantes cabos eleitorais. Kleber e Macarroni saem em desvantagens neste quesito em relação aos demais.

Marino e Laureci

O vereador Marino Kutianski (PSB) faz dobrada com o vereador Laureci, do PSDB, para a disputa eleitoral. Eles ainda trazem o PP para a coligação que aconteceu na Câmara de Vereadores. Por outro lado, atuando na oposição, PT lança dois professores: Elcio e Maria Lucia deverão ir para a disputa representando a esquerda.

Dimas Vier e Belo?

Uma das posições mantidas pelo grupo do atual prefeito seria lançar Dimas Vier, agora como candidato a prefeito, tendo a sugestão do nome do vereador Bello, ambos do PSD. Mas o nome de Bello não teve grande aceitação devido a sua ligação com alas do PT, tanto no eleitorado como na política. Por isso, agora, as conversas se intensificam entre o PSD e o Republicanos e o União Brasil para ajustar a dobrada.

Também mudou

Em Irati, o cenário também alterou, diz Rosinha. Com o afastamento de Nelson Menon para tratamento clínico, quem assumiu a preponderância da candidatura foi quem se desenhava para ser o vice, lá no início das falas de campanha, lembrou Rosinha. Cleverson Santa Clara foi anunciado como pré-candidato a prefeito pela dobrada entre UB e SD. Nelson Menon seria mantido como vice.

O secretário da Justiça, Sabtin Roveda (UB), esteve em Irati no domingo atuando na relação entre os partidos. Roveda tem defendido a melhor saída para o partido em Irati e vê como uma prudência conversar com os partidos para uma possível composição. Rosinha que ouviu os bastidores diz que Batatinha e Cleverson, que aparecem na foto, são mais próximos de Emiliano (PSD) enquanto outra ala do UB seria inclinada a família Lucas. Mas para secretários como Santin, mesmo que não se tenha falado publicamente, diz Rosinha, o prudente seria estar com o partido do governo, o PSD.

Desdobramentos

Segundo Rosinha, é nítido um enfraquecimento na disputa, sem o vigor do Italiano, mas é preciso manter o time e, inclusive para que as conversas avancem e para que os candidatos a vereador tenham um ninho. Falando em conversa, o candidato do MDB “é Josué” esteve, na segunda (29), em Curitiba com o secretário da Família, Rogério Carboni e junto do advogado Robson Krupeizaki. Dono da “Bala de Prata” da última campanha eleitoral municipal, Josué busca apoio e ampliar a massa da sua candidatura que ainda conversa com o PP e o UB, mas condição que Rosinha ouviu menos nos bastidores do que no início.

Irati conclui em quatro

Aí eu e a Rosinha concordamos. Em Irati, a situação deve finalizar em quatro candidatos.  Emiliano, do PSD, com a médica Larissa Mazepa (RP), Rafael (PD) com a vice Ieda (PSDB) e o PT trazendo Ana Radis na candidatura majoritária. Ainda fica a dúvida se Josué emplaca na articulação ou não, o que poderia levar a quatro candidatos. Rafael lança sua candidatura no dia 1º em um evento no Buffet Luiza Sidoski. Já Emiliano faz convenção no próximo domingo, 04 de agosto.

Guamiranga

E Guamiranga, como se era de esperar, diz Rosinha, mudou o cenário de novo. O prefeito Marcelo Leite cedeu a pressão feita por vários membros do estado e confirmou sua pré-candidatura. Na inauguração do módulo policial, acontecido em Guamiranga no domingo (28), Marcelo não participou como uma forma de resguardo, disse Rosinha.

Marcelo ainda não comentou de vice, mas tem apoio de deputados como Alexandre Curi, Sandro Alex, Felipe e Flavia Francisquini, Artagão e Leandre Dal Ponte, dentre outros. Quem esteve nos eventos de domingo (28) na cidade de Guamiranga, conta Rosinha, que Marcelo ouviu muito da população o pedido que dispute a Prefeitura. A convenção será no sábado (3), na Boa Vista.

Em Imbituva

Em Imbituva, Rosinha diz que Bertoldo Rover faz a convenção no CRUI nesta quarta (31) para os partidos do MDB e PSD. Bertoldo terá apoio de Artagão Junior e do deputado federal Beto Preto. Já o Clã dos Pontarollo oficializou na hípica a candidatura de Vinicius pelo União Brasil (UB) tendo como vice o ex-vereador Jorginho Sloboda. Vinicius terá apoio dos deputados Polaco Estacho, Felipe Francisquini e Toninho do PP. Muito comentário para uma disputa que deve ser de focinho a focinho, analisou Rosinha.

“Em política, quase sempre, quem vence não é o melhor, mas quem convence”

Hideraldo Montenegro

Em Rebouças

Após reunião ocorrida na semana passada, assuntada por Rosinha, Fabio Chiqueto (PSD) e Claudemir Hertel (PL) se ajustaram e reúnem os partidos para convenção que será realizada no sábado (3), na Câmara de Rebouças. Vamos ver o discurso do Zak que é o presidente do PSD. Por outro lado, Rosinha disse que o Tio Chico, que era para ser cotado como vice de Laercio Cipriano, foi substituído. Resta ainda Mirian Castagnoli, que deve anunciar seu vice da federação PSDB – Podemos também no próximo sábado (3).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.