AME

O governador Ratinho Junior assinou, em Foz do Iguaçu, a liberação de R$ 17 mi para que Irati construa o AME (Ambulatório de Especialidades). Inicialmente, a obra que será destinada a atender o Consórcio seria construída pelo governo. Mas, após cumprir toda a burocracia, o governo mudou de ideia e em um prazo recorde, Irati cumpriu a burocracia e construirá a obra que será usada pelo CIS, mas será do município de Irati, inclusive, a contrapartida para a execução. O convênio foi assinado em Foz do Iguaçu, na quinta-feira (17).

RATINHO 5.0

Com o objetivo de fortalecer a gestão pública na área de sustentabilidade, o Governo do Estado, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) reuniram, em Foz do Iguaçu, os prefeitos e gestores dos 399 municípios do Paraná entre os dias 16 e 18 de novembro. O encontro foi fundamental para alinhar as diretrizes da sustentabilidade dos próximos anos com todos os municípios do estado.

100%

O governador anunciou no evento que quer pavimentar 100% dos municípios até 20 mil habitantes. O projeto vai iniciar já em 2023 e pretende, no início, atender os municípios de até 5 mil habitantes. No próximo ano, 10 mil até atingir a meta. Ratinho quer chegar ao objetivo até 2025.

COMBINAR COM OS RUSSOS

Na próxima terça-feira (22), a prefeita Cleonice Schuck, de Fernandes Pinheiro, deve ser reconduzida a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AMCESPAR). Por outro lado, o prefeito Jorge Derbli é quem deve ser o próximo presidente da AMCESPAR, sucedendo Junior Benato, que deve disputar a vaga de secretário da AMP, articulado para que não ocorra bate chapa. E, segundo fontes, o outro Junior, que é atual presidente da AMP, deve ser o próximo secretário de Administração do governo Ratinho Junior. Já está tudo organizado e como dizia o jogador Garrincha, “só falta combinar com os russo”.

QUEM FOI?

Da região da Amcespar foram os prefeitos Moacir Szinvelski de Mallet, Luiz Zak de Rebouças, Leandro Jasinski de Rio Azul, Lula Thomaz de Teixeira Soares, Cleonice Schuck de Fernandes Pinheiro, Osnei Stadler de Prudentópolis, Junior Benato de Inácio Martins e Jorge Derbli de Irati. Também, o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio de Mello, acompanhou o prefeito Jorge na viagem.

PEDIDO

O vereador Ronaldão, associado pelo presidente Hélio de Mello, fez um pedido para que o DNIT haja urgentemente com recape na BR-153, principalmente, no trecho que corta Irati. Na sua extensão que cruza a região da Amcespar não para de crescer os buracos que tornam o tráfego horrível. Ronaldão deve ir ao DNIT marcar a agenda.

Foto: Acervo Pessoal

DELEGADA

Com a saída do vereador Nato Kffuri da Secretaria de Saúde, informações “de cocheira” dizem que pediu a conta ao prefeito por mensagem de WhatsApp, quem assumiu a pasta, interinamente, foi a secretária de Administração, Daniele Cavalli. Dani também é chamada por alguns pela alcunha de “delegada”, devido a seu poder dentro do paço municipal. Na gíria, “manda prender e manda soltar”, para expressar o seu poder junto ao bigode.

PROVISÓRIO, SERÁ?

Com o cargo na Saúde, Dani pode causar calafrios e frouxos intestinais, mostrando todo o seu poder em uma das pastas mais complicadas da administração. Mas o fato que chamou a atenção foi no momento que ela comunicou aos chefes de departamento que ela estará na gerencia da pasta. “E isso pode ser por alguns dias, alguns meses ou até o final da gestão”. Não faltou sorrisos, alguns amarelos, é claro. E pelo que contam as “Bocas de Matildes”, Cavalli já passou de cara a regra: “sem motim”. Dani tem uma característica: não manda recado. Se era ordem que Derbli buscava…Só não se sabe a que custo.

PRÈ-CANDIDATO

A campanha de Rebouças sempre começa antes. Segundo comentários de bastidores, o secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Serviços Rurais,vereador Laercio Cipriano, teria anunciado, em rádio local, sua intenção de disputar a prefeitura da cidade. Ainda, pela situação, teria o vereador Jader Molinari que, atualmente, é secretário de Saúde articula uma candidatura. Para finalizar, o secretário de Obras e Serviços Urbanismo, Alessandro Mazur, busca espaço pelo PSD para uma candidatura, segundo dizem, apadrinhado por Hussein Bakri.

MAS

Mas é muito candidato por um mesmo lado e pela leitura política do momento pode se interpretar que atual prefeito não faz força para unir o grupo. E isso é previsível. Se alguém o substitui politicamente fica mais difícil para voltar a disputar um novo pleito. Mas, ainda se cogita que o vice Fabio Chiqueto possa disputar o pleito. Aí sim complica toda a base e a oposição. Dentro dos possíveis o ex Claudemir e uma candidatura nova que poderá vir encabeçada por Eliana ou Nereu da empresa Drabecki. Quem viver, verá!

HOMENAGEM

O vereador Dr. João Henrique homenageou com uma proposta legislativa a médica Adriana Morais Carvalho, que morreu de Covid. A sugestão foi colocar no Posto de Saúde da Colônia Gonçalves Junior o nome da médica, pois foi o primeiro lugar em que a mesma trabalhou em Irati.

CRESCENTE

O secretário Zaqueu Bobato está entrosado com o prefeito de Imbituva, Celso Kubaski. Celso confidenciou que está trazendo Zaqueu para o prédio administrativo com poderes de gestão adjunta ao do prefeito e de exercer influência em todas as Secretarias do município, com a finalidade de dar mais resolutividade à administração. Zaqueu é muito trabalhador e tem competência para gerir o município, como já mostra no trabalho executado do projeto do hospital. Celso falou isso após a realização do desfile de Imbituva do último dia 15 de novembro.

Foto: Nilton Pabis

COMEMORAÇÃO

O prefeito Celso Kubaski representou a Amcespar nas comemorações dos 27 anos de emancipação política de Guamiranga. O prefeito Marcelo Leite promoveu atividades de comemoração como torneio de pesca e festival, mas o que atraiu mesmo foi o show com Antony e Gabriel. É a primeira vez que Guamiranga tem um evento deste porte em comemoração ao seu aniversário.

HORA NA ACIAI

A ACIAI terá o advogado Renato Hora como novo presidente. Ele protocolou a única chapa que propõe uma renovação de 40% dos membros. Mas, dentre eles, permanecem o atual presidente Elias Mansur e Marcielo Mazzochin, entre outros. Como é a única chapa inscrita e o tempo encerrou para a disputa, podemos afirmar que o processo será por aclamação.

APROVADAS

O prefeito Moacir Szinvelski, de Mallet, teve as contas de 2020 aprovadas pela Câmara de Vereadores do município por unanimidade de votos. Inclusive, o presidente Serjo, da Saúde, fez elogios a gestão. O prefeito, no uso da palavra, comentou que o Tribunal já aprovou também as de 2021, mas ainda não vieram para a Câmara. Com isso, até o momento, Moacir tem todas as contas aprovadas.

ARTICULANDO

O prefeito Leandro Jasinski aproveitou-se do encontro em Foz do Iguaçu para ampliar sua relação com o governador Ratinho Jr. Para isto, usou o intermediador Hussein Bakri que representa Rio Azul perante o governo e foi muito bem votado no município. Leandro busca ampliar os recursos para o próximo mandato de Ratinho. Jasinski esteve em Foz com o secretário de Agricultura, Airton Moreto.

BUSCANDO TECNOLOGIA

O prefeito Osnei Stadler, de Prudentópolis, também esteve em Foz do Iguaçu. No evento, além de zelar pelas relações políticas como a que tem com o deputado Traiano e com o governador Ratinho, buscou sugestões tecnológicas para as estruturas da prefeitura. Uma das que chamou a atenção foram as lousas digitais interativas, que com a influência da internet torna mais interativo o trabalho do professor em sala de aula. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.