No dia 06 de setembro acontece o jantar em homenagem ao centenário da instituição
Karina Ludvichak
O Colégio Estadual Cívico Militar Duque de Caxias, uma das instituições mais antigas de Irati, está comemorando 100 anos de história em 2024. E para celebrar o centenário, durante os próximos dias, a instituição está promovendo uma série de ações voltadas à comunidade escolar, aos munícipes iratienses e ex-alunos do colégio. Além disso, no dia 06 de setembro acontece o jantar em comemoração aos 100 anos de história.
Todas as ações abertas à comunidade também podem ser conferidas diretamente nas redes sociais do colégio.
Eloisa Van Der Neut, diretora do colégio, em entrevista à Folha de Irati fala sobre o cronograma que está sendo planejado em alusão ao centenário. “Vamos trazer parcerias de fora, ex-alunos com grandes histórias. É tudo em prol dos 100 anos, para trazer a memória aqui para dentro da escola. É os nossos alunos precisam conhecer quem já passou por aqui e o que já viveu aqui. Hoje eles fazem uma história”, esclareceu a diretora.
Entre os eventos abertos para a comunidade está o Concurso de fotografias, no qual serão premiadas três categorias, sendo elas 1ª a foto mais antiga; 2ª a foto melhor conservada e 3ª a foto que demonstre a melhor técnica (enquadramento, elementos dispostos na foto). Todas as pessoas que tem alguma recordação em foto devem levá-la até a escola e fazer a inscrição através do protocolo.
As fotos do concurso serão aceitas até o dia 10/08, no qual entre os dias 11 e 14/08 passarão pela comissão julgadora, que devem anunciar os vencedores no dia 15/08.
AÇÕES NA ESCOLA
Além do concurso e o jantar no dia 06/09, o colégio está promovendo ações internas como forma de fazer com que os alunos aproveitem ao máximo o centenário e conheça mais sobre a instituição e a importância que a mesma tem para o município.
Ao decorrer dos próximos dias os alunos devem participar de: oficina de maquetes para os estudantes com presença do Artista plástico Marcos Passarinho; concursos internos; Maquetes (para o ensino fundamental); Banner comemorativo (ensino médio); memorial dos 100 anos da escola aberto ao público; semana de atividades diferenciadas com os alunos alusivas aos 100 anos; gincana cultural reproduzindo as provas da gincana de 1989.
O encerramento das atividades será marcada pelo jantar de comemoração aos 100 anos, que acontece no Centro de eventos Italiano. “Para mim é um privilégio fazer parte desse momento. Nosso colégio mudou um pouco a roupagem, hoje ele é um colégio cívico militar. Maravilhoso, graças ao Bom Deus, e é um privilégio estar no centenário do Duque. Quantas pessoas passaram a contar essa história? Eu vivi, eu estudei nesse colégio, então, eu também tenho história para contar, e é muito bacana”, finalizou a diretora Eloisa.