Leticia H. Pabis com reportagem de Karina Ludvichak
No último fim de semana, Fernandes Pinheiro comemorou o 29º aniversário de sua emancipação política com mais um marco na história do município, a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Terezinha de Jesus Meira Kuller. Localizado na comunidade do Angaí, o CMEI, inaugurado na sexta-feira (6), é o maior centro de educação infantil do município, com capacidade para atender 90 alunos em período integral e o primeiro a beneficiar as comunidades do Angaí e regiões vizinhas.
A obra possui mais de 800 metros quadrados de área construída e mais de dois milhões de investimento, sendo R$660 mil recursos próprios do município de mais de um milhão de reais do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).
A prefeita Cleonice Schuck destacou a relevância da inauguração no contexto do encerramento de sua gestão. “É um momento de muito orgulho, de muita emoção, a obra está sendo entregue para a comunidade, atenderá muitas crianças do Angaí e da região aqui do interior. E nos sentimos felizes em poder estar contribuindo para a formação de cidadãos, de pessoas de bem, que, com uma boa formação educacional, até os seis anos, tendem a se desenvolver e ser grandes cidadãos na construção do nosso município, do nosso estado, do nosso país”, disse Cleonice.
Com uma estrutura ampla e moderna, o CMEI conta com salas adaptadas para o atendimento à educação infantil, refeitório, área de lazer e espaços planejados para garantir o desenvolvimento integral das crianças. A inauguração contou com a presença de autoridades locais, educadores e famílias, que celebraram a abertura da unidade como um marco histórico para a região.

Izabel Jorge, coordenadora do Ensino Fundamental, anos iniciais, na Secretaria de Educação do município, enfatizou a importância do novo CMEI para as comunidades atendidas. “Estamos muito felizes hoje com a inauguração do CMEI aqui na comunidade de Angaí, um CMEI do campo e muito amplo, com espaço maravilhoso. Poderemos atender aqui mais de 90 crianças integral. Então, toda a comunidade de Angaí, todas as comunidades ao entorno, podem estar realizando a matrícula e trazendo seus filhos para este CMEI”, disse.
As filhas da homenageada, Terezinha de Jesus Meira Kuller, também participaram da cerimônia. Elas expressaram gratidão pela homenagem. “Quando a família recebeu a notícia de que iriam levar o nome dela para a Câmara de Vereadores para ser aprovado, já ficamos felizes. Nossa, uma homenagem linda. Quem não gostaria de ter sua mãe homenageada com o nome em uma creche? E a primeira creche, o primeiro CMEI aqui no Angaí, em Fernandes. Então, todos ficaram honrados, emocionados, porque ela foi uma pessoa muito batalhadora, guerreira”, disse Orli de Aparecida Kuller Ferreira, uma das filhas de Terezinha.
As pré-matrículas para o ano letivo de 2025 já foram iniciadas, e as famílias interessadas podem procurar a Secretaria Municipal de Educação para garantir uma vaga. Além de atender à demanda crescente por educação infantil, a inauguração também simboliza o compromisso da atual gestão com a expansão de serviços públicos essenciais.

A inauguração do CMEI se juntou a outras atividades comemorativas do aniversário do município e permitiu destaque aos avanços na educação infantil, ampliando o acesso das comunidades a serviços educacionais.