“Tratar a doença é mais difícil que prevenir”, diz Amauri em evento realizado em Teixeira Soares

Leticia H. Pabis com reportagem de Jaqueline Lopes

Na sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde de Teixeira Soares promoveu o evento “Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer de mama”, pensando em alertar as mulheres teixeira-soarenses sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

O evento aconteceu no Centro de Eventos Miguel Belinoski, durante o período da tarde. “Contamos com quase 400 mulheres que participaram do evento, que engrandece ainda mais o Outubro Rosa no nosso município. A grande importância é a prevenção, trazemos toda essa mulherada para a conscientização do Outubro Rosa, fazer a consulta de rotina, fazer o auto-exame, manter o auto cuidado. A saúde pública de Teixeira Soares vem trabalhando muito para a prevenção, porque além de prevenir, não deixa chegar a um estado tão avançado da doença”, conta a vice-prefeita de Teixeira Soares, Juliana Belinoski.

O secretário de saúde de Teixeira Soares, Amauri Klossowski, fala sobre o planejamento do evento para as mulheres do município. “É um evento especial para as mulheres de Teixeira Soares, foi programado com muito carinho pelas equipes da Secretaria de Saúde e de todos os postos, tanto do interior quanto da cidade. É um evento relativamente simples, mas que tomou grandes extensões, estamos muito felizes com os resultados, as mulheres tem a oportunidade de marcarem o seu preventivo, agendar sua mamografia, e isto traz para nós a confiança de que nosso trabalho está sendo realizado para a prevenção”, relatou Amauri.

O evento contou com uma palestra ministrada pela coach Caren Kelli Jenczmionki, uma aula de zumba com a educadora física Andreia Dutra, sorteio de brindes, além de presentear todas as mulheres participantes com uma camiseta rosa, que é símbolo deste mês. Também, durante o evento, as participantes puderam contar com atendimento de manicure.

Teixeira Soares conta com horário de atendimento estendido no mês de outubro. As unidades de saúde estão programando os atendimentos dentro de suas comunidades, e além disso, o município conta com uma ginecologista que auxilia no diagnóstico, principalmente em casos onde há alguma alteração detectada no exame preventivo.

“Durante dois anos de pandemia nós tivemos que suspender estes eventos, e sabemos da importância que é trabalhar de forma preventiva. A saúde de Teixeira Soares trabalha bem com a prevenção, porque sabemos que tratar a doença é muito mais difícil. Tivemos a participação em massa das mulheres, eu gostaria de agradecer a toda a equipe, o secretário Amauri, todos que tiveram empenhados para dar essa oportunidade às nossas maravilhosas mulheres”, comenta o Prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.