Serviço Social atende cerca de 400 pessoas em Fernandes Pinheiro

Karina Ludvichak

No mês de agosto, a Secretaria de Assistência Social de Fernandes Pinheiro em parceria com a Prefeitura Municipal, desenvolveu uma série de projetos e ações entre as comunidades. O objetivo era levar os atendimentos mais próximos aos usuários do interior, onde foram atendidas, aproximadamente, 400 pessoas durante todo o mês.


Segundo a secretária da pasta, Elisangela Do Carmo Moreira Pires, as atividades são de interesse público e teve como foco principal atender a população rural, levando os equipamentos da Secretaria para perto desse público em especifico. “Nós levamos em consideração que grande parte da população do município reside em comunidades rurais”, comenta Elisangela.


PRINCIPAIS AÇÕES
Como principais ações, a pasta realizou a atualização do Cadastro Único e também fez novos cadastros; cadastro do Registro Geral; ofereceu a população acesso a sala do empreendedor; além disso, a Secretaria de Assistência Social também contou a disponibilização de profissionais como assistentes sociais, psicólogos, e pedagogos que apresentaram e esclareceram quais os serviços ofertados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

e95c9126-foto-pdf

As crianças participaram do projeto Criança Feliz e do ônibus temático – Foto: Sec. A. Social de Fernandes Pinheiro

SOLIDARIEDADE
Também foi apresentado para a comunidade o programa Família Acolhedora, que tem como objetivo ajudar crianças e adolescentes em situação de abandono, ou que tiveram seus direitos violados, e para que eles possam manter um vínculo afetivo após serem afastados dos pais biológicos por determinação judicial, são acolhidos por uma família cadastrada no programa.

OUTRAS AÇÕES
A Secretaria também levou até as comunidades o projeto Criança Feliz e o ônibus temático, para que as crianças pudessem realizar atividades como leitura e pintura. Ainda, a pasta ofereceu a atualização do cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), que garante ao cidadão o direito ao atendimento gratuito na rede pública de Saúde.
Além dos projetos e cadastros realizados, os profissionais fizeram debates onde esclareceram e informaram sobre os direitos da população, como acontecem os atendimentos e orientações em geral. “Essas ações foram muito importantes para facilitar o acesso da população rural de Fernandes Pinheiro às instituições da Secretaria da Assistência Social, proporcionando proximidade das comunidades e os profissionais para realizarem escutas, orientações, encaminhamentos, entre outros”, concluí a secretária de Assistência Social.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.