Secretária fala sobre primeira escola em tempo integral de Prudentópolis

Ao todo, a escola atende 148 alunos que estudam em tempo integral

Esther Kremer

A primeira escola em tempo integral de Prudentópolis está oferecendo aos seus 148 alunos uma experiência educacional completa e enriquecedora. A Escola Marcos Antoniu funciona por 7h diárias, e não só oferece ensino regular durante a manhã, mas também almoço e uma variedade de oficinas durante as tardes, ampliando as oportunidades de aprendizado para os jovens estudantes.


Segundo a secretária de Educação do município, Eliane Dal Pisol, o plano municipal de educação de Prudentópolis já previa a educação em tempo integral. Em 2023, o Governo lançou um projeto de escola em tempo integral, incluindo um financiamento para que pudesse ser feita a implantação. “Nós rapidamente fizemos a adesão e decidimos qual escola seria contemplada. É uma experiência para nós e a Escola Marcos Antoniu se encaixa certinho nos critérios propostos pelo Governo, está localizada na Vila Esperança e é uma forma de ampliar o conhecimento das crianças”, disse a secretária.


O prefeito Osnei Stadler comentou sobre a Escola e disse que “gostaria de parabenizar a todos que fazem parte desta escola e os alunos também. Que Deus abençoe grandemente cada um e, claro, com o sucesso desta primeira em tempo integral, nós pretendemos fazer outras escolas com este modelo no município”.


OFICINAS OFERTADAS AOS ALUNOS
Desde o início da manhã até o final da tarde, os alunos têm a oportunidade de ampliar o aprendizado por meio de diversas oficinas. O dia começa às 7h30 da manhã com as aulas regulares que seguem a grade curricular padrão. Após o almoço, que é servido para todos os alunos da escola, são realizadas diversas oficinas.


“Nós temos várias oficinas, uma delas é como se fosse uma aula de reforço escolar, com Língua Portuguesa e Matemática para reforçar o que eles aprenderam no período da manhã. Temos as oficinas de arte, dança, teatro, música, artes visuais e tecnologia”, completa Eliane.


Também, a secretária comenta que a aceitação tanto dos pais, quanto da comunidade escolar “Tivemos algumas dificuldades, ainda estamos em processo de adaptação, mas como é a primeira escola, o ensino está indo muito bem. As crianças estão gostando bastante do modelo”, disse.


A diretora da escola, Andressa de Oliveira Kawka, falou sobre o modelo da escola e os benefícios para os alunos. “A gente aceitou o desafio, pois mudaria toda a rotina, tanto das crianças, quanto a da comunidade escolar, porém traria muitos benefícios. É um ganho muito grande para todos, a gente percebe que os pais também estão bem participativos”, explica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.