Projeto Horizonte é lançado em Teixeira Soares para fomentar empregabilidade jovem

Iniciativa pioneira vai trabalhar com jovens de 14 a 20 anos

Sthefany Brandalise

Na quarta-feira (15), Teixeira Soares foi palco do lançamento do projeto Horizonte, uma iniciativa pioneira idealizada para promover a empregabilidade de jovens entre 14 e 20 anos. A ação, coordenada pela Agência do Trabalhador de Teixeira Soares em parceria com a Sala do Empreendedor e o comitê do trabalho, conta com o apoio de diversas entidades, incluindo o Departamento de Psicologia da Unicentro, SEBRAE, SENAC, SENAI e o Grupo Saber.


Fabielly Costa, chefe da Agência do Trabalhador de Teixeira Soares e idealizadora do projeto, destacou a motivação por trás da criação do Projeto Horizonte. “Esse projeto busca trabalhar com jovens de 14 a 20 anos de idade e desenvolver esses jovens para ingressar no mercado de trabalho. Eu via muito que os jovens procuravam trabalho e os empregadores falavam que não tinha vaga para esse público, então eu resolvi criar o projeto para ser um elo entre eles. A empresa não tem a obrigatoriedade de contratar o jovem aprendiz, e a ideia é conscientizar e fazer com que esses empresários contratem e ajudem no desenvolvimento desses jovens. A gente vai preparar esses jovens e apresentá-los para as empresas que abrirem as portas, e os empregadores também podem falar para a gente se não estiverem contentes, afinal alguns comportamentos dos jovens ainda precisam ser desenvolvidos. A ideia é pegar pela mão e ajudar”, disse.


Prefeito de Teixeira Soares, Lula Tomaz, destacou a importância de apoiar e desenvolver esses projetos no municipio. “Nós temos a certeza que ao inserirmos esses jovens no mercado de trabalho vamos estar dando oportunidade e trazendo novas ideias para nossos comércios e empresas. Nós sabemos hoje da dificuldade que enfrentamos para captarmos mão de obra, principalmente qualificadas, afinal esse é o sonho de consumo de qualquer empreendedor. E nós vemos que o projeto Horizonte está buscando qualificar nossos jovens”, comenta.


João Guilherme Baggio de Oliveira, gerente da unidade do Senac de Irati, comenta sobre como a instituição vai participar do projeto. “O Senac vai entrar como parceiro executor, que é aquele parceiro que vai criar as turmas para que as pessoas entrem nos cursos e saiam qualificadas. Essa é a nossa cronologia, a gente busca entender as demandas dos jovens, suas vocações e suas aptidões. E depois os jovens vão ser encaminhados para diferentes cursos que estão dentro da gama de cursos que o Senac oferece”, explica.

“Eu via que os jovens
procuravam trabalho e os empregadores falavam que não tinha vaga para esse público, então resolvi criar o projeto para ser um elo entre eles”

Fabielly Costa


Claudia Regina Magnabosco Martins, docente de psicologia da Unicentro, explica como será a atuação do departamento no projeto. “Nós já fazemos trabalhos com pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho ou que querem permanecer, assim como pessoas que tenham algum tipo de sofrimento e adoecimento em relação ao trabalho. Nesse projeto vamos trabalhar com os jovens para que eles entendam o que eles são, como eles agem, o que eles gostam de fazer e quais questões eles precisam entender para crescer e se desenvolver enquanto ser humano. Vamos fazer várias atividades de alto conhecimento e de conhecimento do mundo do trabalho”.


Cris Hilgemberg, empresária, esteve prestigiando o lançamento do projeto e diz que é muito importante preparar o jovem para o mercado de trabalho e o empresário para recebe-lo. “É um projeto pioneiro, que vem de encontro com a necessidade de uma mão de obra especializada, e é nesse momento que encontramos o jovem, muito ligado a questão digital. E a gente vai preparar essa mão de obra e preparar empresário para receber o jovem. O nosso país está precisando de um pessoal com uma mão de obra mais é p reparada, e é isso que queremos fazer”, afirma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.