Jantar marca circuito comemorativo dos 100 anos do Colégio Duque de Caxias

Evento reuniu a comunidade escolar, ex-alunos e munícipes, os levando a refletir sobre os 100 anos de contribuições da instituição

Karina Ludvichak

O Colégio Estadual Cívico Militar Duque de Caxias, uma das instituições mais antigas de Irati, encerrou na última sexta-feira (06) o circuito comemorativo do centenário. O evento alusivo aos 100 anos do colégio reuniu a comunidade escolar, ex-alunos e munícipes, os levando a refletir sobre o um século de contribuições da instituição.


Durante os meses de agosto e setembro, o colégio promoveu uma série de ações voltadas ao centenário, com exposições, trabalhos com os alunos e muito mais.


O jantar em comemoração ao aniversário aconteceu no Centro de Eventos Italiano, onde os participantes puderam voltar ao passado através da exposição organizada com itens que fizeram parte dos 100 anos de história.


“O Duque é fundamental na história de Irati, muita gente passou por lá, muita gente criou laços e, hoje, nos reunimos para relembrar a história”, disse Eloisa Van Der Neut, atual da diretora da instituição. Ela também destaca que o colégio passou por muitas mudanças que contribuíram ainda mais para o crescimento da instituição e bom desempenho dos estudantes frente às ultimas avaliações. “Essa boa avaliação e desenvolvimento dos alunos é fruto de muitos anos de trabalho e dedicação. Que nosso colégio continue sendo uma referência e contribua cada vez mais para a formação das próximas gerações”, disse.


O prefeito de Irati, Jorge Derbli, também esteve presente na cerimônia e aproveitou a ocasião para parabenizar a instituição. “Muitas pessoas passaram pelo Duque de Caxias e fizeram história a nível regional, estadual, nacional e mundial. Nós só temos a agradecer. 117 anos de Irati e 100 anos do Colégio Duque, e para nós é um satisfação muito grande de ter uma instituição como essa no nosso município”, observa.


A professora Regina Coltro Crovador destaca que ao longo da história o colégio e o modo de ensino passaram por muitas mudanças, mas que sempre manteve a excelência, refletindo todo o potencial na formação dos estudantes. “Tenho orgulho de dizer que todas as minhas ex-alunas, hoje empresárias, mulheres bem vistas, passaram pelo Duque”.


Para a professora Lenita Ruva, o colégio formou a base necessária para ela e para a família. “Os ensinamentos ali recebidos, a parte humana, foi no colégio Duque de Caxias que eu aprendi. Principalmente a valorização da arte, do conhecimento a serviço do ser humano. Os valores lá recebidos, foram a mão honesta que me ensinou a lutar depois para fundar o Núcleo Regional de Educação de Irati e a Amcespar”, destacou.


O empresário Enezito Ruppel aproveitou a oportunidade para relembrar parte da história vivida na instituição e parabenizou a trajetória de um século de transformações e contribuição do colégio. “O colégio representa a história. Da instituição saíram muitos artistas e figuras importantes. Pessoas que fizeram carreiras brilhantes tendo como base o Duque de Caxias”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.