“Irati é uma das maiores e melhores estruturas para os tradicionalistas do Paraná”

Este foi o último Rodeio Crioulo na gestão do prefeito Jorge Derbli

Esther Kremer

No último fim de semana, nos dias 12, 13 e 14 de julho, Irati foi palco de um dos eventos mais tradicionais e esperados do calendário local, o 34º Rodeio Crioulo de Integração. Este ano, o evento fez parte das festividades em comemoração aos 117 anos do município, atraindo tanto moradores locais quanto visitantes de toda a região.


Mesmo com as condições climáticas não favorecendo, com tempo chuvoso e temperaturas baixas, os tradicionalistas não deixaram de comparecer e aproveitar todas as atividades. Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo CT durante os dias de festa.


O Centro de Tradições Gaúchas Willy Laars, local do evento, proporcionou uma infraestrutura completa, com pista de laço coberta, ruas asfaltadas, arquibancadas protegidas, entre outras comodidades, garantindo conforto e segurança aos participantes. Segundo o patrão do MTG Paraná, José Haroldo, o município de Irati é um dos mais preparados para receber um rodeio.


“Irati, sem dúvidas, é uma das cidades do Paraná que oferece uma das maiores e melhores estruturas para os tradicionalistas. Em termos de estrutura física, Irati é uma das cidades melhores localizadas que oferece essas condições para que a gente possa fazer todos os eventos do MTG, seja na cultural ou na campeira com o laço, na artística com as danças. Agradecemos muito ao prefeito Jorge Derbli, foi um grande parceiro e sentimos que a administração dele esteja finalizando”, comenta.


O prefeito de Irati, Jorge Derbli, falou sobre o último Rodeio Crioulo da sua gestão, segundo ele, “mesmo o tempo chuvoso não espantou o pessoal e o povo de rodeio está acostumado com o frio, com o barro, os cavalos, enfim, o clima é normal desta forma. Os CTG’s estiveram em peso, lotaram o parque e isso nos orgulha muito. Último rodeio da minha gestão, foram oito anos investindo, ampliando, melhorando a estrutura para a população. O nosso Rodeio é considerado um dos maiores do Paraná e isso é fruto de um grande trabalho em conjunto”, disse.


Durante o evento, um momento especial também marcou a inauguração de uma escultura dedicada ao rodeio, criada pelo talentoso artista iratiense, Fabio Siona. A obra não só celebra a tradição do evento, mas também reforça a importância cultural e histórica do rodeio crioulo na região. Na ocasião, o prefeito Jorge Derbli agradeceu ao artista. “Nós precisamos valorizar o que é de Irati, e o Fabio é um artista incrível, não tinha como não trazer uma obra dele aqui para o CT”.


HOMENAGENS
Também, devido as melhorias realizadas no parque e ao incentivo ao rodeio, o prefeito Jorge Derbli foi honrado pelos CTG’s e pelo MTG Paraná pelo seu papel fundamental na revitalização e expansão do CT Willy Laars, assim como por ter transformado Irati na capital do laço comprido paranaense. Durante sua gestão, o prefeito dedicou esforços para transformar o espaço em referência, capaz de sediar um dos maiores rodeios crioulos do Paraná.

“A sensação é de recompensa, nem precisava desta homenagem, realmente eu não sabia, foi uma surpresa. Trabalhamos incansavelmente por oito anos para melhorar toda a cidade e o CT faz parte, melhoramos para dar conforto para quem participa, para quem vem assistir o rodeio. Vou repetir mais uma vez, eu peço para que as futuras gestões cuidem deste parque como nós cuidamos, espero muito que tenhamos ainda grandes festas do Rodeio”, disse o prefeito.


Outra homenagem feita durante o Rodeio, foi em relação ao ex-prefeito de Irati e ex-deputado, Antônio ‘Toti’ Colaço Vaz, o mesmo que adquiriu o terreno para a construção do CT Willy Laars. Na ocasião, a “casinha do prefeito” foi denominada Centro Recreativo e Administrativo Prefeito Antônio Toti Colaço Vaz. “Uma forma de gratidão de todos os tradicionalistas, em relação a amizade que todos sempre tiveram com o Toti. Ele foi uma pessoa que viveu bem e sonhou, ele viveu todas as grandes conquistas de Irati. Inclusive, ele sonhou com o espaço do CT, peitou a política acirrada da época e conseguiu a compra do terreno. Nós agradecemos muito ao grande homem que foi o Toti”, disse Jorge Derbli.


COMPETIÇÕES
Este ano, o Rodeio não contou com a invernada artística, mas a invernada campeira trouxe diversas emoções para o 34º Rodeio de Irati. Diversos CTG’s de toda a região participaram das competições envolvendo as categorias de Vaca Gorda, Laço Adulto, Laço Guri, Prenda Juvenil e Prenda, dividas por Duelo, Equipes e Vaca Parada. Ao todo, foram 1.036 laçadores e mais de 600 cavalos presentes no Rodeio.
“Eu gosto tanto desse esporte, desses momentos e de proporcionar essa festa para o povo, festa que movimenta a nossa cidade e enche nossos corações de emoção. Foi um fim de semana inesquecível, repleto de tradição e muita alegria. Agradeço, mais uma vez, de coração a todos os CTG’s que deram um show de organização e que fizeram tudo acontecer”, comenta o prefeito Jorge Derbli sobre o evento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.