Guamiranga abre cadastro para agentes culturais de diversos seguimentos

Município busca incentivar cultura local através de editais da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc

Karina Ludvichak e Assessoria

A pandemia da Covid-19 trouxe prejuízos a vários setores, sendo o segmento cultural um dos mais afetados, por isso, foram promulgadas leis importantes para o incentivo de trabalhos artísticos e culturais, como é o caso das leis Aldir Blanc, de 2020, e Paulo Gustavo, de 2022, com a finalidade de alocar recursos para esse segmento.


Assim como muitos municípios da região centro-sul do Paraná, Guamiranga aderiu aos dois programas de incentivo à cultura e, por meio da Lei Paulo Gustavo, abriu dois editais de chamamento, sendo um para produção audiovisual e um para as demais áreas. O primeiro edital da Lei Paulo Gustavo é voltado para a produção de um documentário sobre as origens dos ingredientes que serão usados no prato típico de Guamiranga, e o segundo tem como intuito incentivar a participação no concurso que deve eleger o prato típico do município, que será divulgado no Dia do Agricultor, em 28 de julho.


Os editais para a Lei Aldir Blanc devem ser lançados em uma nova etapa, por isso, as pessoas que têm interesse em participar devem se cadastrar previamente. Podem se inscrever tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas que trabalham nas mais diversas áreas da cultura, sendo eles: artesãos que trabalham com crochê, tricô, bordados, artes plásticas, artes visuais, entre outros; grupos de dança e de canto; grupos folclóricos e religiosos voltados às tradições do município, fanfarras e demais agentes culturais.

As inscrições podem ser feitas através do link:https://forms.gle/mWTRbiiPKQFdNFwn7 ou às terças-feiras e quintas-feiras na Secretaria de Educação e Cultura, com a professora Rosi, e de segunda-feira à sexta-feira com Kauanne de Souza, no Centro de Treinamento de Agricultores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.