Folha de Irati repudia vídeo de Fake News produzido contra o jornal

Vídeo começou a circular em União da Vitória. Confira o pronunciamento sobre o caso no vídeo a seguir:

Redação

Um vídeo fake acusa o diretor do jornal Folha de Irati de manipular os resultados de uma pesquisa para beneficiar a candidata à prefeitura de União da Vitória, Gabi Bakri (PSD).  O vídeo, que procura enganar a população de União, foi espalhado através da rede WhatsApp na tarde da sexta-feira (4). Isso aconteceu após o Jornal Folha de Irati promover uma grande rodada de pesquisa na região sudeste do estado.

O jornal Folha de Irati fez uma grande rodada de pesquisa para entender o comportamento do eleitorado em várias cidades da região. Em muitas delas apenas a Folha publicou pesquisas, como foi o caso de São Mateus do Sul, Rio Azul, Inácio Martins e União da Vitória. A Folha de Irati fez parceria com institutos como Ágili Pesquisas e Nexus Pesquisas. Nos municípios de União da Vitória, Rio Azul, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, Imbituva, Inácio Martins e Irati, as pesquisas foram contratadas diretamente pela Folha de Irati. Em outros municípios, como Guamiranga, Prudentópolis e Ivaí, o jornal apenas divulgou pesquisas que já haviam sido contratadas por terceiros.  

O diretor do Jornal, Nilton Cesar Pabis, explica que União da Vitória, além de estar nos planos de expansão de área de atuação do jornal e por não haver nenhuma pesquisa registrada por órgãos de comunicação local, viu a oportunidade de fortalecer a marca da empresa e também informar ao eleitorado como está a expectativa do voto no município. “União da Vitória é um grande município da região Sudeste do Estado, e não poderia ficar sem publicar a expectativa eleitoral da população”, fundamenta. “Vendo esta oportunidade ampliamos a parceria com o Agilli Pesquisa fizemos a pesquisa em União da Vitória, dentro do maior rigor legal possível” explica o diretor.

Nilton ainda explica que como é de entendimento público, é comum que quem não aparece em primeiro nas pesquisas tenta por diversos meios denegrir quem esta na liderança para buscar o topo dos números. “O que não esperamos é que atos como este que foi gerado de União da Vitória, com produção de Vídeos Fakes envolvendo o meu nome e o nome do Jornal Folha de Irati, sejam denegridos por pessoas que querem apenas vencer eleições, independente da maneira e dos métodos aplicados, mentido e não se tentando levar a população a erro”, alerta.

Como foi usado inteligência artificial para alterar a voz de Nilton Pabis no vídeo, ele também explica ao final do vídeo abaixo a simplicidade que a tecnologia coloca a nossa disposição para produzir tal conteúdo.

Além disso, é importante explicar que como a Folha de Irati é um órgão conceituado, é rotineiro ver em postagens o seu diretor com várias autoridades como o governador Ratinho Junior e também o Lider da Assembleia, deputado Hussein Bakri, imagens que foram usadas no vídeo. Nilton ressalta que todas as informações trazidas no vídeo são falsas e inverídicas.

O jornal Folha de Irati ainda defende que as matérias e as pesquisas são revestidas de legalidade e transparência, e que por isso incomodam muitas pessoas que tentam denegrir o nome da empresa. Com 51 anos de jornalismo sério e comprometido, o jornal mantém sua conduta íntegra, seguindo sua missão de comunicar a população e apresentar os resultados das pesquisas.

Importante também é perceber a data da realização das pesquisas apresentadas e entender que há um fervor maior por parte dos candidatos e equipes na reta final das eleições, o que muitas vezes pode influenciar o resultado das urnas.

A Folha de Irati retifica a retidão do seu trabalho sério e de levar a população informações transparentes para que após isso possam emitir suas opiniões.

Veja no link o pronunciamento sobre o caso:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.