Festa em comemoração aos 107 anos de Teixeira Soares atrai 6 mil pessoas

Evento foi marcado por uma programação variada, incluindo apresentações culturais, shows musicais e muito mais

Sthefany Brandalise e Assessoria

No último final de semana, Teixeira Soares celebrou seus 107 anos de emancipação política, que é comemorado no dia 14 de julho. O evento, que atraiu aproximadamente 6 mil pessoas, foi marcado por uma programação diversificada, que incluiu apresentações culturais, shows musicais, barracas de comércio local, brinquedos gratuitos para crianças, culto ecumênico, ato cívico e a consagração das terras do município.


A festa este ano aconteceu em novo formato, sendo três dias de celebração que ocorreram no centro da cidade, com estrutura de tendas, palco, camarins e barracas, tudo montado em frente à Estação Ferroviária, um dos pontos turísticos do município. Apesar do tempo chuvoso, a população não deixou de participar.


“A festa em comemoração ao 107º aniversário de Teixeira Soares foi maravilhosa. Foi muito bom ver tantas famílias reunidas, desfrutando das atrações e atividades que preparamos. Este evento não só celebra a nossa história, mas também reforça nosso compromisso com o município. Teixeira Soares não pode parar, por isso vamos para frente, porque é para frente que se anda”, afirma o prefeito Lula Thomaz.
Além dos shows, o local contou com praça de alimentação e venda de produtos do comércio local. “A praça de alimentação da festa foi mantida pela Associação Comercial de Teixeira Soares (ACETS) e também por entidades com a Associação Amigos do Hospital de Teixeira Soares (AAHTS) vendendo pastel e quentão, com a ATAI com venda de cachorro quente e com a APAE que vendeu café cremoso e mini pizza. Além disso um dos grandes propósitos da nossa festa era agradar a criançada com brinquedos gratuitos, e acredito que nós conseguimos durante esses três dias”, diz o diretor do Departamento de Cultura e Patrimônio Cultural, Herivelton Lourenço.


Na sexta-feira (12), foi realizado o 10° Encontro de Produtores Rurais de Teixeira Soares, culto ecumênico, abertura oficial e show baile com as bandas gaúchas: Grupo Intreveiro e 4 Gaudérios. No sábado (13), a banda de rock Blackout abriu a programação que seguiu com a apresentação do “Rei da Katchaka” Vanderlei Rodrigo e, na sequência, show com a Banda Interprise que encerrou a noite com diversos estilos musicais.


No domingo (14), as comemorações iniciaram cedo, a partir das 8h30 com a missa na Igreja Matriz, procissão até a Praça Irmãos Baumel e consagração das terras do município, após, às 10h, foi realizado o Ato Cívico em frente a Prefeitura Municipal com a presença do prefeito Lula Thomaz, da vice-prefeita Juliana Belinoski e dos vereadores Erminho Vidal, Geronimo Tasior e Carlos Alberto Gorte. A Banda iratiense Rádio Radar foi responsável por abrir as apresentações da tarde, que seguiu com o show infantil Sonhos e Magia e música gaúcha local com o grupo teixeira-soarense Homens do Papa. Durante a noite o Grupo Intreveiro fez a abertura do show baile do Grupo Cordiona.


Herivelton também agradeceu a todos os presentes e destacou a dedicação da equipe organizadora. “Quero aqui agradecer a cada um que esteve presente na festividade de 107 anos de Teixeira Soares. Com certeza cada pessoa que esteve aqui vai poder ter como lembrança essa festa que foi organizada com tanto carinho e com tanta dedicação. Quero agradecer também a administração municipal por nos deixar à frente dessa festividade e também agradecer a cada secretário e cada diretor que estiveram conosco nessa organização, para que pudéssemos fazer essa festa ficar na história do município”.


10° Encontro de Produtores Rurais
Na tarde de sexta-feira (12), aconteceu, no Centro de Eventos Miguel Belinoski, o 10° Encontro de Produtores Rurais de Teixeira Soares. Com palestras e diversas atrações para os agricultores, o evento foi promovido pela Prefeitura de Teixeira Soares, através Secretária de Agricultura em parceria com o Sindicato Rural de Teixeira Soares, e fez parte das solenidades em comemoração aos 107 anos do município.


A presidente do Sindicato Rural do Teixeira Soares, Lisiane Rocha Czech, trouxe mais detalhes sobre a programação do evento deste ano. “As duas palestras principais foram em relação aos aspectos econômicos, sobre o quanto o Paraná é congênito economicamente por conta do agronegócio, e o nosso economista Jefrey Albers, da Federação da Agricultura do Paraná, que explanou esse tema. Outro assunto foi com o advogado Luciano Salamacha, que é um especialista em comportamento humano. Ele se especializou em neurociência e falou sobre as interações, os perfis comportamentais e como a família do campo precisa viver em harmonia para que o negócio também prospere. Outro destaque foi a Comissão Jovem do Sindicato Rural, que são jovens, filhos de produtores, estudantes de agronomia e outros que estão envolvidos no sindicato nos apoiando nas ações”, explica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.