Fé, Tradição, História e Atualidade

Municípios centenários celebram sua história através de fé, arte e tradição

Redação


É tempo de celebração, pois três de nossos queridos municípios estão comemorando seus aniversários. Irati faz 117, Rio Azul faz 106 e Teixeira Soares 107, um trio centenário, cada um com sua história rica, completam mais um ano de existência, marcando cada vez mais as tradições, culturas e a força de suas comunidades.


Nesta edição especial de aniversários, trazemos curiosidades, cultura, tradição, fé e amor envolvendo os aniversariantes. Em Irati, o conhecido e tradicional Rodeio Crioulo mostra as marcas do povo sulista, as raízes e uma cultura rica, é a festa de comemoração dos 117 anos. Para isso, o prefeito Jorge Derbli fez um pedido a um artista plástico da cidade, que trabalha com escultura em peças de ferro, para presentear a população e colocar uma obra que marca o Rodeio, bem no centro do CT Willy Laars. Nós, da Folha de Irati, entrevistamos o artista e contamos um pouco da sua história.


Em Rio Azul, a fé e a tradição se misturam. Um grupo de devotos a Nossa Senhora Aparecida realizou uma viagem, a cavalo, até o Santuário, localizado em Aparecida – SP. O grupo denominado Tropeiros da Paz realiza a viagem anualmente, como forma de devoção e agradecimento pelas graças recebidas. Além da fé, a viagem também mantém vivo o movimento do tropeirismo na região sul do país.


Teixeira Soares, um município repleto de história, nos traz os detalhes da vida de Manoel Corrêa Machado, uma figura histórica do município, carinhosamente chamado por seu Maneco. Ele foi um funcionário exemplar na Rede Ferroviária Federal S/A, iniciando a atividade em 09 de abril de 1951, por isso, recebeu uma homenagem levando o nome da réplica da Estação Ferroviária de Teixeira Soares. Seu Maneco faleceu em 2018 e, como forma de manter viva a sua memória, nós contamos, nesta edição, a sua história.


Enfim, nestes dias especiais, convidamos todos a celebrar não apenas o aniversário de Irati, Rio Azul e Teixeira Soares, mas também a valorizar o que cada um desses municípios representa: a força da comunidade, o amor pela cultura local e o forte tradicionalismo que nos faz ter o sentimento de “pertencer”.


Parabéns, Irati, Rio Azul e Teixeira Soares! Que esses aniversários sejam apenas o começo de novos capítulos de sucesso, prosperidade e união para todos os seus habitantes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.