Evento promovido pela Afrubra e SindiTabaco reúne cerca de 500 pessoas em Irati

14º Ciclo de Conscientização trouxe debates sobre a saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente

Karina Ludvichak, com reportagem de Sthefany Brandalise

O Centro de Eventos Italiano, em Irati, foi palco do 14º Ciclo de Conscientização, evento promovido pela Afubra e o SindiTabaco, que reuniu cerca de 500 pessoas durante a tarde da terça-feira (09). Com o objetivo trazer debates importantes a respeito da saúde e segurança do produtor e proteção da criança e do adolescente, os participantes puderam acompanhar a uma palestra dinâmica, com peça teatral acompanhada de podcast e música ao vivo, além de um típico café colonial após o encerramento.

Adalberto Huve, gerente de Assuntos Ambientais da Afubra, conta que o evento já existe há muitos anos e que este é um trabalho que Afubra e o SindiTabaco produzem com um “objetivo muito claro de duas funções específicas; a primeira delas: tratar sobre o tema de não utilização da mão de obra infantil na cultura do tabaco e no segundo momento, mas junto nos mesmos espaçamentos temporais tratarmos sobre a segurança e a saúde do trabalhador”, esclarece.

O gerente explica, ainda, que Irati e a região foram escolhidas como foco de atuação pelo fato de que os municípios do Centro-Sul do Paraná são, hoje, mantenedores da cultura do tabaco, por isso o evento capta o público alvo de forma mais precisa. Huve ressalta que a Afubra enquanto instituição assume um papel importante em diversos assuntos ligados aos produtores do tabaco. “O produtor rural de tabaco que mora lá no interior muitas vezes não tem o esclarecimento da legislação ambiental, da legislação correta e de como é o procedimento com relação as normas do combate ao trabalho infantil. Prestamos esse esclarecimento para que ele não venha cometer uma irregularidade”, completa.

Os jovens menores de 18 anos, de acordo com Adalberto e conforme a legislação, não podem trabalhar na produção do tabaco, por isso foi criado o projeto Instituto Crescer Legal, que tem a primeira turma do Paraná em São João do Triunfo, no qual os estudante ganham bolsas como jovem aprendiz e são incentivados a desenvolver pesquisas e atividades empreendedoras.

“Esse evento, nesse formato, sendo apresentado de uma forma um pouco diferente do tradicional, com o podcast, traz uma proposta moderna e é, com certeza, importante para os agricultores aqui da região, e também para as crianças e adolescentes que precisam estudar. Com a proibição do trabalho infantil, as crianças tem a oportunidade de estudar, se especializar e lá na frente poderão ser agricultores muito mais preparados”, disse o prefeito de Irati e presidente da Amcespar, Jorge Derbli, que esteve prestigiando o seminário.

As atrizes Angela e Simone, palestrantes do SindiTabaco e Afubra há quase 17 anos e responsáveis pelo teatro e podcast apresentados durante o seminário, contam como acontece o processo criativo da apresentação. “Temos a produção que também trabalha para entender como vai funcionar tudo isso e a gente também tem que trabalhar junto com a técnica para ela entender o que a gente está pensando, principalmente porque temos que pensar como a gente vai fazendo texto. Eles (a produção) também vão repassando as partes mais importantes, o que não é mais tão importante que tem que ser retirado. Com as cenas de teatro a interage com o público, faz a pergunta. Acho que cria mais ludicidade. Fica mais prazeroso e fixa mais a informação. Aí tem a música que dá leveza para o momento”.

O teatro e o podcast são organizados de acordo com os temas abordados em cada seminário, com o intuito de tornar a apresentação mais lúdica e dinâmica, buscando alcançar o público de todas as idades. “É um trabalho contínuo para que ele fique redondinho como a empresa quer. Para se comunicar melhor com o público, a gente também chama os atores, o músico para compor. A gente tem trilha composta para o evento, que é o podcast de vida no campo, então é um trabalho de muitas mãos, de muitas frentes para estar aqui em cima do palco”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.