Diretor do Colégio Santo Antonio representa Imbituva em intercâmbio no Chile

Experiência traz novas perspectivas para aprimorar a educação

Sthefany Brandalise

O diretor Carlos Eduardo Bittencourt, do Colégio Estadual Santo Antonio, de Imbituva, representou a cidade em um importante intercâmbio educacional no Chile, como parte do programa “Ganhando o Mundo Diretor”. Bittencourt foi o único representante de Imbituva, integrando um grupo de educadores que vivenciou uma experiência imersiva no sistema educativo chileno.


“Foi uma experiência muito enriquecedora. Foram momentos muito importantes, nós pudemos conhecer novas formas de pensar a educação de diferentes formas e com culturas diferentes, podendo trazer para o Brasil algumas inovações ou reflexões sobre a nossa prática. Foi uma viagem de intercâmbio para estudo, então a gente teve muito acesso à educação do Chile. Eu participei de eventos e também conhecemos escolas com os outros professores. Tivemos muitas trocas com o pessoal do Chile e muitas informações com relação ao sistema educativo deles”, destaca Bittencour.


De acordo com o diretor, a experiência proporcionou importantes aprendizados sobre liderança pedagógica e avaliação institucional. “Trouxemos na bagagem muitas ideias e visões diferentes da educação, de processos na questão da liderança pedagógica e da avaliação do centro educacional, para fazermos possíveis melhorias dentro das nossas instituições, com as nossas limitações e dentro da nossa realidade, mas sempre tendo essa visão de customizar o que é possível ser feito o que realmente pode ser positivo para nós, trazermos como ideias para melhoria buscando a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos”, diz Bittencourt.


Durante a viagem, Carlos teve a oportunidade de assistir às aulas da graduação e conhecer de perto o funcionamento do ensino superior no Chile. “A gente conheceu a universidade e assistimos algumas aulas da graduação no curso superior, para conhecimento de como funciona para conhecer o sistema de ensino e a prática docente do ensino superior também, o que foi bem enriquecedor”.


Além disso, Carlos teve a oportunidade de conhecer de perto a estrutura de duas escolas chilenas. “Também, nós realizamos uma visita em duas escolas para poder conhecer o sistema de avaliação da escola, como que funcionam as questões práticas, questões pedagógicas, conversamos bastante com professores, diretores, com alunos e foi um trabalho de estudo de campo bem importante”, finaliza.

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