Desafio “Saúde na Medida Certa” inicia atividades em Rio Azul

Jaqueline Lopes

Começou em Rio Azul o 1º Desafio “Saúde na Medida Certa”. Os 50 participantes iniciaram na semana passada com várias ações que serão acompanhadas pelas equipes multidiciplinar e de todos os profissionais que auxiliam na disputa. O desafio é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde.
Quem participa da disputa já prestigiou uma palestra motivacional com a coach Maria Elaine Pacanaro, apresentação da equipe e cronograma do Desafio. Também, foi verificada como está a saúde dos competidores, com aferição de glicemia, antropometria, eletrocardiograma, além de avaliação física realizada pela fisioterapeuta do município. Ainda, foram solicitados exames de todos os participantes.
O objetivo é que as pessoas tenham uma mudança de hábito, que deixem o sedentarismo, incluam atividades físicas no dia a dia, tenham uma alimentação saudável, e assim consigam perder peso. Por isso, os competidores tiveram uma conversa com a assistente social, psicóloga e nutricionista.

Nesta semana, aconteceu o primeiro dia de atividades físicas, com um cuidado extra antes da atividade. Também, foi realizada uma caminhada nas ruas do centro de Rio Azul e teve acompanhamento de ambulância, socorristas e educadores físicos, esportes e cultura para segurança dos participantes, finalizando com alongamentos.

´.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cristiana Schvaidak, o desafio foi criado com a intenção de trabalhar com a população a médio e longo prazo com uma mudança de vida. “Isso que queremos mostrar para as pessoas: que ter práticas saudáveis vai diminuir doenças cardiovasculares e, com isso, diminui medicamentos e terão uma melhor qualidade de vida”, observa Cristina.

“O Desafio é uma demonstração de que com práticas saudáveis a gente consegue ter uma vida muito melhor no dia a dia”

Secretária de Saúde, Cristiana Schvaidak

Evaldo Dorocinski, educador físico de Rio Azul, enfatiza que o objetivo é que é a perda de peso com saúde, por isso, todos os cuidados são necessários. “Lembrando que uma das principais preocupações da Secretaria de Saúde é o bem-estar dos participantes e da população”, comenta. “O entusiasmo e a alegria da equipe e dos participantes é marca registrada e presente em todas as atividades do desafio”, completa.
O período da disputa é de 90 dias, e encerramento será no dia 12 de dezembro e haverá premiação pra quem perder mais peso, mais medidas e pra quem for mais participativo. Este é o primeiro desafio de muitos que virão, pois devido à alta procura, foram 70 inscrições ao total, e já há uma lista de espera no município para as próximas competições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.