Urgentes Notícias
Publicidade

Curso de Agronomia é ofertado pela primeira vez em Irati pelo IFPR

Curso foi o mais procurado na instituição com 235 inscritos, para um total de 40 vagas

No último mês saiu o resultado do processo seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Irati, para quatro modalidades. O curso de Bacharelado em Agronomia foi o mais procurado na população universitária. Este é o primeiro curso nessa modalidade na região.

Os 40 estudantes começam a partir do próximo ano na instituição, que terá duração de quatro anos. O curso terá ênfase em agroecologia, mantendo a cultura regional. Esse primeiro curso na região vem de encontro com a grande área rural nos municípios. Fazendo com que os alunos que procuram esse tipo de curso não precisem se descolar até outras cidades do estado.

Curso de Agronomia no IFPR será ofertado pela primeira vez na região/Foto: Reprodução

De acordo com a diretora geral do campus Irati, Ana Cláudia Radis, o curso teve 235 inscritos. Para ela, essa modalidade já era aguardada pela população. “Essa procura responde a uma demanda municipal dos estudantes que buscam este curso em outras localidades e também atende o mercado de trabalho, que busca um profissional com um olhar voltado à sustentabilidade”, disse a diretora.

Ana explica que a região apresenta um arranjo produtivo voltado à agricultura. O Centro-Sul do Paraná tem uma população rural muito grande, por isso a procura é maior. O curso poderá ajudar a desenvolver e trará benefícios a essas famílias. A escolha dele para a região foi pensada na falta de opções em locais próximos para os estudantes nessas modalidades.

Para o coordenador e professor, João Dremiski, esse primeiro ano será um caminho novo para a instituição em Irati, mas a expectativa é grande. “Com a equipe de docentes que temos, todos mestres e doutores, assim como a experiência que já temos com o curso técnico em Agroecologia, nos possibilita superar os desafios e oferecer um curso que integre a teoria e a prática e, colha o reconhecimento da nossa sociedade”, disse.

O CURSO

Segundo a coordenação, o novo curso do IFPR terá uma temática voltada para a agricultura familiar e sustentável, e serão respeitadas as bases do desenvolvimento regional, proporcionando a inclusão social e riqueza cultural. Também dará ênfase na produção de alimentos saudáveis, abordando tudo que envolva a produção sustentável e diversificada.

O campus também fez uma parceria com o IAPAR, através da Unidade Experimental de Irati, onde serão realizadas as aulas práticas, e também serão acompanhadas as atividades daquela instituição. Outra parceria feita foi com a UNICENTRO e Embrata para ações conjuntas, além da Emater e prefeituras da região. Também tem o apoio de famílias de agricultores, onde utilizaram suas propriedades como espaço de ensino, pesquisa e inovação.

MERCADO

Para Dreminski, o curso de bacharel em Agronomia da instituição dará ao aluno muitas possibilidades para o mercado de trabalho. O profissional poderá atuar em organizações regionais, ocupação do espaço rural, produção animal ou vegetal, transformação, comercialização e serviços e atividades de planejamento rural. Também terá opções no desenvolvimento rural na área da educação, inovação, pesquisa de mercado, tecnologia, produção de insumos e prestação de serviços.

Na produção animal, poderá contribuir com a produção dos rebanhos, prezando bem-estar animal. Na produção vegetal poderá se envolver em todas as etapas, da pesquisa de insumos ao beneficiamento final. “Junto aos agricultores, sempre harmonizando a produção com sustentabilidade e pautado nos princípios da agroecologia”, enfatiza o professor.

Segundo ele, as transformações impostas à agricultura e ao espaço rural no Brasil nos últimos anos traduziram-se numa intensa modernização produtiva onde é imperativo o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade bem como a necessidade de formação profissional. “Apesar do grande êxodo rural por qual passa a nossa região, muitos se interessam pelo mundo rural e por conta disso tanto estudantes do meio rural como urbano procuraram fazer o processo seletivo”, comenta.
IMPLANTAÇÃO DO CURSO

A implantação do curso de Agronomia no IFPR já é uma antiga reivindicação da instituição, segundo a diretora geral. Foram feitas pesquisas, audiências públicas e vista a necessidade regional. Com base nisso, o IFPR conseguiu implantar esse curso para começar no próximo ano.

“Com a verticalização do ensino e as estruturas já existentes no Campus, a equipe tem condições de atuar no curso de Agronomia e atender essa demanda já posta pela sociedade. É importante destacar que IFPR Campus Irati contou com o apoio da Reitoria, da prefeitura municipal e do IAPAR, para a consolidação da proposta de abertura do curso de Agronomia”, conclui a diretora.

0 Comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember meLost your password?

    Don't have account. Register

    Lost Password

    Register

    x

    Publicidade