Colégio Getúlio Vargas é o primeiro da região com Educação Integral

Sthefany Brandalise e Karina Ludvichak

O Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Fernandes Pinheiro, é o primeiro da região a ofertar a Educação Integral. O modelo está em funcionamento desde 2022 e, além da grade curricular básica, são oferecidas também disciplinas diversificadas. O objetivo dessa ampliação curricular é aprofundar a aprendizagem e contribuir para a formação dos estudantes.


De acordo com Sandro José Ramos, diretor do Colégio, “no início da implantação do Integral algumas pessoas achavam que essa parte diversificada seria em forma de oficinas, mas não, essas novas disciplinas estão presentes na grade curricular, assim como a Língua Portuguesa e a Matemática, por exemplo. A parte diversificada contempla disciplinas como Projeto de Vida, Empreendedorismo, Protagonismo, Pensamento Computacional, Robótica e Eletivas, entre outras”.


O Projeto de Vida é uma disciplina central pois, a partir das aulas teóricas e práticas realizadas, cada estudante começa a delinear o que pretende para sua vida, como vida acadêmica, carreira profissional, etc. A partir dos Projetos de Vida de cada estudante, ocorre a organização curricular e pedagógica do Colégio, com objetivo contribuir com as demandas apresentadas.


Já as disciplinas Eletivas são construídas pelos professores a partir das áreas de interesse apresentadas pelos próprios estudantes. Elaboradas as propostas, cada estudante escolhe a Eletiva que vai cursar ao longo de um semestre, ocorrendo a integração de estudantes de duas ou mais turmas. Ao final do semestre é realizado um evento denominado Culminância, onde são apresentados para a comunidade escolar as produções de cada Eletiva.


O Diretor Auxiliar, Ian Navarro de Oliveira Silva, explica que a Educação Integral conta ainda com práticas educativas diferenciadas, cujo objetivo é aprofundar a relação estudante-escola. “O Acolhimento é uma prática muito importante dentro do modelo. Ele ocorre de forma mais intensa nos primeiros dias de aula, com uma série de atividades destinadas a integrar os estudantes entre si e com os profissionais do Colégio. Mas no dia a dia, ao longo do ano letivo, é realizado o acolhimento diário, com a recepção de estudantes e profissionais na entrada do Colégio e, ainda, durante todo tempo de permanência, a ideia é acolher os estudantes, reconhecendo-os como seres humanos em processo de formação”.


Outras práticas são a Tutoria e o Protagonismo. Na Tutoria cada estudante pode escolher um profissional do Colégio, com formação pedagógica, para ser seu tutor. Essa pessoa vai ser uma referência para conversar sobre assuntos variados. Já o Protagonismo consiste no Conselho de Líderes, formado por dois estudantes de cada turma, que se reúnem quinzenalmente com a Direção do Colégio para expor as demandas dos estudantes e propor soluções conjuntas para os problemas identificados. Os Clubes de Protagonismo são formados pelos estudantes para realizar atividades de interesse comum, como leitura ou jogos, durante os intervalos de lanche e almoço.


Para aderir ao programa, o Colégio precisou cumprir dois critérios: “o primeiro é a questão do espaço físico pois, como os alunos permanecem manhã e tarde no Colégio, precisamos ter uma sala de aula para cada turma. Atendido esse primeiro critério, foi realizada consulta à comunidade escolar, onde a maior parte dos pais e responsáveis que participaram aderiram ao novo modelo”, afirma Ian.

Ao todo, cerca de 240 alunos estão matriculados no Colégio, no ensino fundamental II e médio – Foto: Karina Ludvichak

As salas temáticas também são uma novidade no modelo, e a pedagoga Marli de Lima da Silva comenta como elas funcionam. “As salas temáticas melhoram as aulas para os estudantes, que encontram um ambiente preparado para o assunto que vai ser estudado. Como os materiais didáticos e pedagógicos de cada disciplina ficam na sala temática, o professor não precisa mais carregar seus materiais de uma sala para outra. O ambiente já está pronto para que os estudantes se envolvam com os conteúdos trabalhados”, observa.


Para o pedagogo Marcio Osiris Barreto o novo modelo de ensino trouxe benefícios também para os professores, pois podem atuar em um único estabelecimento de ensino. “Pelo fato de ter sua jornada de trabalho de quarenta horas em um só lugar, contribui para a vida profissional desse professor. E a questão de ter aqui as suas horas aulas, suas horas de atividade, sua carga horária disponível, facilita todo o planejamento. Ele consegue ter espaço para planejar e fazer um trabalho cada vez melhor. Eles estão aqui o tempo todo, e assim podemos fazer reuniões diárias, para que os professores se unam todos ao mesmo tempo para planejar as aulas, também por área de conhecimento”, afirma.


Para implantação da Educação Integral, o Colégio conta com suporte e apoio da Secretaria de Estado da Educação, através da chefia e equipe do Núcleo Regional de Educação de Irati. Apesar de pertencer a rede estadual, o Colégio conta também com apoio de diversas Secretarias e órgãos da administração municipal de Fernandes Pinheiro, como Ação Social, Saúde, Conselho Tutelar, Rede de Proteção, Agricultura, Obras e Rodoviário. Outras parcerias importantes são com o curso de Psicologia da Unicentro de Irati e o Instituto Valores de Palmeira.


Além de ministrarem as aulas, os professores também podem ser coordenadores da sua área de conhecimento. A professora coordenadora da Área de Linguagens, Jocemara de Fátima Ferreira, comenta sobre como foi a adaptação dos alunos com o projeto. “Os alunos gostam muito do modelo, principalmente, as disciplinas diferentes que eles estão tendo. Eu trabalho com a plataforma de leitura, que é uma coisa nova para eles, ler online e trabalhar com jogos”, disse.
A professora coordenadora da Área de Ciências da Natureza, Rosimara Halila Jenzura Kopp, comenta sobre como está sendo a aderência dos alunos com a robótica. “Os alunos estão empolgados nesse novo projeto. Eles querem construir jogos e criar robôs, o que está sendo bem interessante. Estou muito feliz com tudo isso”, comenta.


Wanessa Maria da Cruz, secretária escolar, explica como foi a mudança na parte de organização escolar com esse novo modelo. “Nós tivemos uma mudança grande na questão do trabalho. Hoje, somos em seis pessoas na Secretaria, e fazemos toda a parte do atendimento aos alunos, pais, professores e toda a parte de organização escolar. Os alunos são muito bem atendidos em todas as áreas, e o integral é excelente”, disse.


Ao todo, cerca de 240 alunos estão matriculados no Colégio, e em conversa com alguns deles foi relatado que o ensino é muito bom, e que gostam do Colégio. O modelo é uma grande oportunidade de aprendizagem, pois além das disciplinas diversificadas, os estudantes podem compartilhar suas vivências com os demais colegas, e melhorar as relações pessoais.

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