Apae de Irati é referência estadual em educação especial e inclusiva

O secretário Rogério Carboni assinou um termo de colaboração que vai possibilitar melhorias na estrutura da entidade

Redação

Nesta quarta-feira (24), o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni visitou a sede da Apae Rural de Irati para assinar um termo de colaboração que vai possibilitar melhorias na estrutura física do local. A ocasião também foi um momento de comemoração pelo índice conquistado pela Apae de Irati que está entre as 18 mais bem avaliadas no Paraná.


Reconhecida como modelo estadual em educação especial e inclusiva, a Apae é uma entidade mantenedora da Escola de Educação Especial e oferece serviços de saúde e assistência social. Para o secretário, hoje, Irati é uma referência no Paraná na área da assistência social e a Apae também.
“Minha visita teve a intenção de conhecer o espaço da Apae Rural que presta um relevante trabalho e comemorar junto com a Apae esse termo de colaboração, com recurso do Fundo da Infância e da Adolescência para fazer reparos aqui na sede. E, agradecer, principalmente, o trabalho dos voluntários e dos servidores. Tenho me emocionado muito porque é muito amor, empatia e dedicação em prol das pessoas. Para o Poder Público, é fundamental contar com a parceria das Apaes e outras entidades”, destaca Carboni.


O coordenador da Política da Pessoa com Deficiência da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família, Felipe Braga Cortes explica que Irati conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Fundo e do Plano Municipal, o que torna o Município um exemplo para o Paraná. Outro ponto destacado por Cortes é que o Estado do Paraná é pioneiro ao criar o Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência, instituído por lei no fim do ano passado.


“Nós vamos ter um fundo que irá disponibilizar recursos independentemente da idade. Hoje, o Fundo da Infância e do Adolescente tem um limitador de 18 anos, e esse novo fundo não terá, porque a pessoa com deficiência não tem limite de idade. Esse é um dos assuntos importantes que trouxemos aqui e buscamos também essa aproximação da Secretaria e do Conselho Estadual para montarmos um grupo de trabalho. E quero deixar aqui meus parabéns para Irati”, complementa Cortes.


O prefeito de Irati, Jorge Derbli também participou da assinatura do termo de colaboração e frisou a importância da manutenção dos serviços prestados pela Apae. “É muito gratificante poder trabalhar em prol dessas pessoas especiais aqui, toda a equipe da Apae de Irati desenvolve um trabalho muito eficiente. Além do apoio que a instituição recebe do Município, tenho certeza que lá no Governo Estadual, o Carboni vai fazer tudo o que ele pode para conduzir recursos para Irati para aprimorar a estrutura física e pedagógica da escola para atender e trazer o melhor para vocês”, completa Derbli.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.