Urgentes Notícias
Publicidade

Amcespar participa das revisões de planos diretores municipais

Entidade realiza treinamentos e capacitações aos técnicos para elaboração do documento

Amcespar auxilia técnicos municipais para atualização dos planos diretores/Foto: Bárbara Gardin

Alguns planos diretores municipais estão passando por revisão, e a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e o CONDER estão auxiliando os técnicos dos municípios nessa atualização, que ocorre a cada 10 anos.

A Amcespar prepara todo o material necessário para que os técnicos possam ser capacitados e elaborarem o plano diretor. O projeto faz parte do programa da gestão atual, em que auxilia os municípios que se interessarem, ao treinamento para essa elaboração. Com base nessas revisões será feito o Plano Territorial da Amcespar.

O presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, diz que a entidade está trabalhando para essa capacitação. “Já está na época, alguns municípios já estão vencendo o prazo. Pelo Estatuto das Cidades tem um prazo de duração de 10 anos. O município de Inácio Martins aprovou em 2010 e vai revisar em 2020, e alguns municípios a revisão será agora em 2018. A nossa equipe técnica já está vendo tudo isso para que a gente possa revisar os planos diretores dos municípios”, disse Benato.

De acordo com a base de dados do Paranacidade, os municípios da região estão com seus planos diretores vencidos, ou próximos a vencer. Isso exige, segundo o estatuto das Cidades, a atualização.

Para o auxílio, a entidade aproveita os materiais e as bases já desenvolvidas em anos anteriores, somando dos demais planos setoriais e estudos para compor um documento aperfeiçoado, porém mais fácil de operacionalização, dentre das características da região e com atenção às possibilidades de regionalização de ações.

Inicialmente a Amcespar realiza seminários de capacitação e treinamento com convênios de cooperação técnica com CAU, Paranacidade, CREAS, entre outros. O primeiro realizado foi com a Caixa Econômica Federal, no mês de dezembro. Para este mês a entidade planeja mais alguns. E as palestras devem continuar no próximo ano.

Essa iniciativa vem da ideia da gestão da Amcespar de capacitação dos gestores e técnicos municipais para formar uma massa crítica, para ficar à disposição das gestões. Outra atividade é aumentar as ações consorciadas, afim de que a região tenha uma unidade no seu Plano Territorial em defesa do municipalismo e desenvolvimento.

O arquiteto e urbanista da Amcespar, Diorgenes Ditrich, comenta que todo o conhecimento regional da entidade ajuda na capacitação dos técnicos. “A Amcespar tem mais conhecimento regional dos planos que envolve o plano diretor. A gente tem trabalhado nos municípios, e também fica mais em conta para eles, porque somos mais próximos. Nós conseguimos desenvolver um trabalho que dá mais consistência aos planos”, comenta Ditrich.

O programa de gestão também pretende levar o assunto ao novo governador eleito, Ratinho Junior, pedindo apoio às regionalizações e aperfeiçoamento dos consórcios regionais.

0 Comentários

    Deixe um comentário

    Login

    Welcome! Login in to your account

    Remember meLost your password?

    Don't have account. Register

    Lost Password

    Register

    x

    Publicidade