Irati PR, 06:20, 12°C

Projeto “Transformando Vidas Através da Cultura Gaúcha” envolve quase 70 crianças na Cidade da Criança em Irati
Foto: Divulgação

Esther Kremer

Preservar a tradição gaúcha e, ao mesmo tempo, oferecer às crianças valores como respeito, civismo e integração social. Esse é o propósito do projeto “Transformando Vidas Através da Cultura Gaúcha”, desenvolvido pelo CTG Terra dos Pinheirais dentro da Cidade da Criança, em Irati.

Neste sábado (20), em comemoração à Semana Farroupilha, as crianças do projeto irão apresentar as danças aprendidas ao longo dos três anos de atividades em frente ao estacionamento do GCenter, esquina com a Rua Doutor Munhoz da Rocha. Para Rita Zanoni, coordenadora e voluntária, esse é um momento especial. “Estamos muito felizes em poder proporcionar isso para as crianças que frequentam o projeto. É uma forma de mostrar à comunidade o quanto elas aprenderam e de valorizar todo o esforço delas”.

A iniciativa começou há três anos com apenas 18 crianças. No segundo ano já eram 56 participantes, e em 2025 o projeto alcança quase 70 crianças, com idades entre 5 e 14 anos. As atividades acontecem todas as quartas-feiras, durante o dia inteiro, sob a orientação do instrutor de danças Julio César do Vale.

De acordo com Rita, a proposta é simples, mas transformadora. “Nosso objetivo é que, através da cultura gaúcha, as crianças aprendam valores que levem para a vida, como respeito, civismo e, claro, o orgulho das tradições. O aprendizado da dança tradicionalista é um pilar desse trabalho, porque ajuda a manter viva a cultura e dá às crianças autoestima e disciplina”.

O projeto é conduzido de forma voluntária e conta com o envolvimento de diversos colaboradores, Rita Zanoni na coordenação, Marília como vice, Jucélia na tesouraria, além de Arnaldo, Ake, Valdeci e outros que auxiliam nas atividades práticas, como organização de camping e refeições. Também recebe apoio constante da Tati e da própria equipe da Cidade da Criança, que, segundo os organizadores, sempre acolheu o grupo de braços abertos.

A apresentação acontece de forma aberta ao público e os organizadores convidam a todos para prestigiar este momento que valoriza a cultura, o civismo e as tradições.

Confira fotos e vídeos de apresentações anteriores

Fotos: Arquivo Pessoal

Vídeos: Arquivo Pessoal

Leia outras notícias