Irati PR, 18:50, 18°C

Federações já chegaram a um acordo para partidas em Seul, no dia 10 de outubro, e em Tóquio, no dia 14, mas dependem de questões burocráticas e comerciais para anúncio oficial
Ancelotti fez sua estreia pela Seleção Brasileira Foto: Rodrigo BUENDIA / AFP

ge

A seleção brasileira está perto de oficializar seus primeiros amistosos visando a Copa do Mundo de 2026. A CBF já tem um acordo com as federações da Coreia do Sul e do Japão para partidas na Data Fifa de outubro, e as partes deram entrada nas questões burocráticas para finalizarem os contratos comerciais antes do anúncio.

A programação prevê que o Brasil enfrente a Coreia do Sul no dia 10 de outubro, em Seul, e visite o Japão, no Estádio Nacional de Tóquio, no dia 14, em amistoso válido pela tradicional Copa Kirin. O roteiro é similar ao que a Seleção cumpriu nos meses que antecederam a Copa do Mundo do Catar, em 2022.

Na ocasião, com o Mundial disputado entre novembro e dezembro, o time comandado por Tite viajou para Ásia na Data Fifa de junho daquele ano. No primeiro jogo, goleou a Coreia do Sul por 5 a 1 no Seul World Cup Stadium, e em seguida fez 1 a 0 nos japoneses também no Estádio Nacional de Tóquio.

O Japão também foi adversário na preparação para a Copa do Mundo da Rússia. Em novembro de 2017, a Seleção fez 3 a 1 em partida disputada no estádio do Lille, na França. Já os coreanos foram eliminados pelo Brasil na Copa de 2022: 4 a 1 nas oitavas de final.

O Brasil disputará seis amistosos antes da convocação final para a Copa dos Estados Unidos, Canadá e México. Além dos asiáticos em outubro, a CBF projeta partidas contra seleções africanas na Data Fifa de novembro e diante de europeus em março em duelos que dependem de acertos comerciais para definir se serão realizados na Europa ou já em solo americano nos palcos do Mundial.

Neymar encara a marcação do meia japonês Genki Haraguchi.
Foto: CHARLY TRIBALLEAU / AFP

Há ainda uma janela de amistosos em junho de 2026, já como preparação para Copa. A tendência é de que o Brasil faça mais duas partidas, mas a definição dependerá de avaliação da comissão técnica após o sorteio dos grupos marcado para dezembro.

Leia outras notícias