Irati PR, 04:01, 15°C

Ocorrências registradas na quarta-feira (5) em Irati, Ivaí, Imbituva e Rebouças revelam episódios de agressões, ameaças e morte por arma de fogo.
Foto: PMPR

Thomaz Pabis e 8ª CIPM

Nas últimas semanas, relatórios da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar passaram a apresentar um aumento nas ocorrências relacionadas à violências e ameaças, principalmente contra mulheres.

Em Irati, a Polícia Militar registrou três ocorrências de violência doméstica entre a tarde e a noite de quarta-feira (5). A primeira foi atendida por volta das 19h47, no bairro Joaquim Zarpelon, onde uma mulher relatou ter sido empurrada e enforcada pelo companheiro durante uma discussão iniciada ao meio-dia. O agressor fugiu antes da chegada da equipe. A vítima foi orientada a buscar medida protetiva e a permanecer atenta a novos episódios.

Minutos depois, às 19h55, outra situação foi registrada na BR-153, quando uma mulher foi agredida pelo convivente, que a empurrou contra uma porta, causando um hematoma nas costas. No momento da agressão, uma criança de 1 ano e 3 meses estava no local. O autor foi encontrado nos fundos da residência e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil após exames médicos.

Pouco depois, às 20h15, no bairro Vila São João, vizinhos acionaram a polícia ao ouvirem gritos de uma mulher sendo agredida. Quando os policiais chegaram, encontraram familiares na frente da casa e ouviram discussões vindas do interior. O agressor foi flagrado dentro do quarto e preso após a vítima confirmar que havia sido empurrada e enforcada. O homem foi levado ao Pronto Atendimento Municipal e, em seguida, à Delegacia de Irati.

Ivaí

No município de Ivaí, por volta das 19h30, a equipe deslocou-se até o Residencial Ivaí após uma moradora relatar ter visto o ex-companheiro nas proximidades de sua casa, mesmo após ele ter sido notificado judicialmente sobre uma medida protetiva. O homem deixou o local antes da chegada da polícia e não foi localizado durante o patrulhamento.

Já na madrugada de quinta-feira (6), uma mulher procurou o destacamento relatando ter sido agredida pelo ex-companheiro ao ir buscar roupas na casa dele. A vítima contou que foi xingada e levou três tapas no rosto, ficando com escoriações no pescoço e no braço. A polícia constatou os ferimentos, mas não encontrou o suspeito após buscas na residência e nas imediações.

Imbituva

Em Imbituva, no período da tarde, os policiais prestaram apoio ao SAMU no bairro Tangará, onde uma mulher em surto foi encaminhada para atendimento médico. Mais tarde, por volta das 19h35, a equipe se deslocou ao pronto atendimento municipal, onde um homem relatou ter sido agredido com um tijolo na cabeça após uma discussão em via pública. O autor fugiu e não foi identificado. A vítima foi orientada sobre os procedimentos cabíveis Relatório Imprensa.

Rebouças

Em Rebouças, a equipe da Polícia Militar realizou visita comunitária na Vila Ester para fiscalização de medidas protetivas, constatando o cumprimento das determinações judiciais pelas partes envolvidas. Ainda no mesmo bairro, os policiais atenderam uma ocorrência de lesão corporal seguida de morte, mas sem relação com violência doméstica.

Conforme consta nos oficiais, por volta das 12h30, a equipe se deslocou ao bairro Vila Ester, para prestar atendimento a uma situação de lesão corporal de natureza grave, onde um rapaz teria sido atingido por um projétil. No local, foi encontrado um homem no chão. Em vista do ocorrido, foi efetuado o isolamento da área em toda a sua extensão.

Os membros da Defesa Civil verificaram que a pessoa não apresentava sinais de vida. Logo após, duas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram ao local, onde o médico confirmou o falecimento. A vítima foi identificada como José Aldecir de Oliveira, de 40 anos.

Leia outras notícias