Irati PR, 19:56, 22°C

Projetos contemplam 85 km de cascalhamento em comunidades rurais e 17 km de asfalto no interior do município
Foto: Nilton Pabis

Leticia H. Pabis
Inácio Martins avança em obras de melhoria da malha viária rural, com projetos que envolvem a recuperação de estradas por meio de cascalhamento e a execução de pavimentação em comunidades do interior. A iniciativa é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), e busca atender demandas antigas de moradores e produtores locais.


Na comunidade do Santini, está em execução o programa de trafegabilidade rural, que prevê a recuperação de 85 quilômetros de estradas. O prefeito Dimas Vier explicou o formato do trabalho. “Nesse projeto estão incluídos 85 quilômetros de cascalhamento, com toda a recuperação dos trechos da comunidade do Santini. Temos também as comunidades de Três Antas e São Domingos. Além disso, existem outros trechos que ainda precisamos concluir, e que fazem parte de projetos que estamos elaborando.”


O vice-prefeito Kutia complementou que os serviços seguem um padrão definido pela SEAB. “São cascalhamentos de 15 centímetros, com largura de sete metros, bem fiscalizados. Já devemos entregar na próxima semana o primeiro trecho que liga até o Santini, para dar sequência aos demais”


As próximas etapas incluem localidades como Coluninhas, São Miguel e Mansani, totalizando mais de cinco quilômetros de recuperação. O trabalho segue modelo semelhante ao executado pelas patrulhas rurais, com reabertura, adequação, bueiros e limpeza. Parte do serviço também envolveu a retirada de pedras que dificultavam o trânsito. “Nós tínhamos várias pedras que foram, a pedido dos moradores, removidas. Que por longos anos vinham incomodando o tráfego de caminhões e automóveis e foram retiradas”, disse Dimas.


Paralelamente, a Prefeitura confirmou 17 quilômetros de pavimentação asfáltica em áreas rurais. Serão 13 km até a comunidade de Cachoeira, 2 km em Queimadas e 1 km em Góes Artigas. “Já estamos com os projetos em andamento e em breve vamos ter asfalto na área rural”, afirmou o prefeito.


Para Dimas, os avanços são resultado da articulação técnica e do trabalho conjunto. “O nosso engenheiro, o quadro técnico da prefeitura, é especialista em projetos, e a gente agradece a todo o quadro de funcionários. Quero dizer isso a todos, porque é com eles que conseguimos dar esses grandes avanços aqui no município. Em breve vamos iniciar as obras e, com certeza, vem muito mais pela frente, porque temos projetos bons para o município que, durante o nosso mandato, vamos conseguir concluir, especialmente na pavimentação rural”.


O prefeito destacou ainda que a ligação até Cachoeira representa o início de uma demanda histórica. “É o primeiro passo para realizar o sonho de todos nós martinenses, que é a ligação asfáltica de Inácio Martins até a divisa de Cruz Machado”.


As obras em execução e os projetos em fase de implantação fortalecem a infraestrutura do município, ampliando as condições de mobilidade no meio rural, reduzindo custos de transporte e facilitando o escoamento da produção agrícola. A expectativa da administração municipal é de que, com os investimentos, diferentes comunidades passem a ter acesso contínuo a estradas em melhores condições ao longo dos próximos anos.

Leia outras notícias