Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 00:42, 19°C

Projeto itinerante do Governo do Estado leva tecnologia e oportunidades para a população
Rascunho automático
Foto: Esther Kremer

Leticia H. Pabis com reportagem de Esther Kremer

A Carreta da Inovação, iniciativa do Governo do Paraná em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, está em São Mateus do Sul para apresentar novas tecnologias e incentivar a criação de startups e soluções inovadoras. O projeto, que conta com o apoio da Prefeitura de São Mateus do Sul e da incubadora Inova São Mateus, busca aproximar a população do ecossistema de tecnologia e empreendedorismo.

O Secretário de Estado de Inovação, Alex Canziani, destacou a importância da transformação digital e anunciou que a Secretaria mudará de nome para Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial, reforçando o compromisso do Paraná em se tornar referência nacional na área. “Nós queremos levar a inovação para todas as cidades do Paraná. Falar sobre inovação em Curitiba, Londrina e Maringá é fácil, mas precisamos levar essa discussão a todos os municípios. No entanto, muitos deles ainda não têm startups nem uma cultura de inovação. Por isso, nosso objetivo é construir essa cultura por meio da educação”, afirmou Canziani.

A prefeita Fernanda reforçou que a inovação é um dos pilares de sua gestão, sendo parte de um planejamento estratégico que busca transformar São Mateus do Sul em um polo tecnológico regional. “São Mateus do Sul também faz parte de um corredor de Ciência e Tecnologia, em parceria com uma agência de tecnologia e com os municípios de Lapa e Araucária. Além disso, vem trabalhando ativamente na construção de diretrizes e no planejamento para o desenvolvimento tecnológico”, destacou a prefeita.

Entre os principais destaques do município estão a presença da Petrobrás e do Centro de Pesquisa CEMPS, um dos maiores laboratórios da América Latina. Empresas de nanotecnologia e projetos de pesquisa também fazem parte desse ecossistema, tornando São Mateus do Sul um ambiente propício para a expansão da tecnologia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo do município, Carlos Roberto Chaves, destacou a importância da chegada da carreta para fortalecer o potencial da região. “Essa oportunidade que a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná nos deu, por meio do deputado e do secretário Alex Canziani, junto com o governador Ratinho, faz com que a gente crie um ambiente que incentive nossa comunidade jovem – estudantes e acadêmicos – a entrar nesse mundo da inovação e tecnologia, que tem um mercado gigantesco. Essa iniciativa nasceu junto com a Secretaria de Desenvolvimento de São Mateus do Sul, no governo da prefeita Fernanda, e com a nossa incubadora Inova São Mateus, para criar um ambiente de inovação em diversas áreas”, afirmou Chaves.

A Carreta e sua programação especial

A Carreta da Inovação permanecerá em São Mateus do Sul com uma programação voltada para estudantes das escolas locais, além de estar aberta ao público geral. Localizada ao lado da prefeitura, a carreta conta com um FabLab equipado com tecnologias de ponta e um espaço interativo para experiências imersivas no mundo da inovação.

A programação da Carreta inclui oficinas, apresentação de protótipos, exposições tecnológicas e interação com profissionais da área. Os horários de visitação serão divulgados nos canais oficiais da Prefeitura, permitindo que toda a comunidade possa participar e conhecer de perto as inovações apresentadas.

Com essa iniciativa, São Mateus do Sul reforça sua posição no cenário tecnológico do Paraná e abre caminho para novas oportunidades, preparando seus cidadãos para um futuro cada vez mais digital e inovador. “Queremos estimular esse processo, e a carreta vem exatamente com esse propósito. Criar uma estrutura como essa permite que nossas crianças, professores e comerciantes vivenciem e compreendam a importância da inovação. E inovação nem sempre é tecnologia – muitas vezes, é uma mudança de mentalidade, de mindset. Esse é o impacto que queremos gerar aqui e em todo o Paraná”, finalizou Alex.

Leia outras notícias