Na segunda (25), por volta das 13h40, em frente à Unidade Operacional de Irati na BR 277 km 245, durante operação de combate ao contrabando e descaminho, equipes da PRF abordaram três veículos que viajavam em conjunto.
Na abordagem, foi verificado que os ocupantes do primeiro veículo, um Honda City do Município de Barracão/PR, apresentavam nervosismo excessivo e falas desconexas. Neste veículo estava, além do motorista de 41 anos, uma passageira de 21 anos.
Os dois outros veículos que seguiam logo atrás do Honda City, tratava-se de um Peugeot Box com placas de Curitiba, condutor de 40 anos e um FIAT Ducato Cargo, com placas de Colombo/PR, condutor com 45 anos.
Nos dois furgões foi encontrada uma grande quantidade de vinhos de origem estrangeira (Argentina). Cada garrafa deste vinho está sendo vendido a R$ 400,00, totalizando uma carga no valor aproximado de R$ 800 mil. Conforme levantado, cada veículo transportava aproximadamente 1.000 garrafas.
Durante a verificação das notas fiscais, os PRFs perceberam indícios de falsificação.
Também foi constatado que os dois furgões se comunicavam com o primeiro veículo (Honda City) que seguia à frente fazendo o papel de batedor informando sobre a presença policial.
Os quatro ocupantes foram apresentados à Polícia Federal em Ponta Grossa onde responderão pelo crime de descaminho, associação criminosa e fraude em documento fiscal.
Os dois furgões foram entregues, junto com a carga de vinhos, para Receita Federal em Ponta Grossa.