Assessoria
Na semana de 30 de janeiro a 01 de fevereiro, aconteceu nas dependências do Complexo Esportivo do Tarumã – município de Curitiba, o 12° Campeonato Mundial de Capoeira, que reuniu atletas de vários países do mundo para mostrar a potência da sua ginga, axé e luta.
Arte 100% brasileira e reconhecida pela UNESCO e ONU como patrimônio cultural imaterial brasileiro, a capoeira é um misto de luta, dança, arte, esporte e, através do seu trabalho, tem transformado a vida de muitas pessoas.
Em Irati temos a presença do grupo Muzenza de Capoeira, coordenada pelos professores Leandro Muller Boza (Pimenta) e Joel Gonçalves Batista (Couve Man). Há mais de 26 anos eles se dedicam a formar atletas e capoeiristas que podem mostrar a potencial cultural da capoeira e levar o nome de Irati para outros estados e para o mundo.
O professor Leandro Muller Boza conta que para chegar ao resultado o grupo passou por uma preparação forte que teve início em agosto de 2024 “com o campeonato Ginga sem Limites, realizado em Curitiba. Onde tivemos bons resultados, com 13 medalhas. E o Festival Paranauê de Capoeira, campeonato de duplas, realizado em Curitiba, onde mais uma vez Irati foi destaque da competição, trazendo para casa 7 medalhas. Irati tem mostrado muito potencial nas competições, alunos dedicados e com muito talento para capoeira”, destaca.
Foi o que aconteceu no último dia 01/02, quando dois atletas competiram e garantiram dois títulos para Irati; Na categoria 07 a 09 anos feminino, em 1° lugar, ficou com Maria Júlia dos Santos (Pipoca) e na categoria 13 a 15 anos masculino, em 2° lugar, ficou Alex Gabriel Casimirski da Anunciação (Ben 10).
Dois alunos dos professores Pimenta e Couve que garantiram o nome de Irati no pódio do 12° Mundial de Capoeira.





