Esther Kremer
Na manhã de segunda-feira (09) aconteceu a passagem de comando da 8ª Companhia Independente da Polícia Militar, em Irati. O Major QOPM Henrique de Sá Ribas, que esteve à frente do comando da Unidade, conclui sua missão deixando resultados significativos na garantia da segurança pública e na promoção da ordem social do município. Assume, agora, o comando da 8ª CIPM o Capitão QOPM Márcio Verner Nogueira, trazendo consigo um espírito de liderança e um compromisso renovado com a continuidade dos avanços já conquistados.
“A ideia é continuar o trabalho excelente que o Major Sá Ribas vinha fazendo e dar a percepção e a segurança para a população de toda a região”, diz o Capitão.
Ainda, quando perguntado sobre como conduzir a 8ª Companhia, Werner diz que “temos que trabalhar com a tecnologia, o nosso efetivo é condizente, mas com a tecnologia trabalhando ao nosso lado melhora muito. Temos o sistema de monitoramento, sistema de câmeras, sistema de leitura de placa, o boletim de ocorrência pelo sistema online, sem a necessidade de papel, o termo circunstanciado que pode ser feito no local da ocorrência, são vários sistemas que, hoje, trabalham em prol da Polícia Militar e, consequentemente, para a população. Também devemos atuar de forma técnica, diretamente no crime para que ele não volte a acontecer. E precisamos trabalhar em comunidade, essa interação é que faz acontecer, então a partir do momento em que temos a interação com a Polícia Militar, Polícia Civil, os órgão de segurança, a imprensa, o poder judiciário, trabalhando em conjunto com a população, os resultados aparecem”, disse.
Ainda, sobre as formas de interação com a comunidade, o Capitão explica que toda colaboração é importante no combate a criminalidade. “O cidadão de bem sabe quem é o indivíduo suspeito ou aquele que esta cometendo um crime, um veículo ou uma motocicleta diferente, precisamos dessas informações para que a gente possa atuar. Não conseguimos ser onipresentes, então a partir do momento em que temos essa participação da comunidade, conseguimos atuar antes que o crime aconteça. A população não deve esperar o ilícito acontecer para ligar no 190, é preciso ligar antes para que possamos abordar e evitar que isso aconteça”, comenta.
Para finalizar, o Capitão Verner reforçou seu compromisso com a segurança da região. “As portas da Companhia estão abertas, trabalhamos em prol da população e vamos querer cada dia a mais melhorar o policiamento. Essa integração da Polícia Militar com a comunidade é importante para que o cidadão tenha a certeza de que ele vai sair de casa, vai poder retornar de forma tranquila, pensando que seus bens estarão no mesmo local. Nossa equipe estará atuando com esse objetivo de trazer a segurança e a tranquilidade para a população”.
ONDE TRABALHOU…
Verner é natural de Curitiba e trabalhou na cidade até o ano de 2010, após, fui subcomandante da 3ª Companhia, em Ponta Grossa. Também comandou o trânsito e a 1ª Companhia de Ponta Grossa. Fez parte do planejamento estratégico do 1º Batalhão, trabalhou juntamente com o Coronel Taborda, em União da Vitória. Após retornar para Ponta Grossa, foi convidado a trabalhar no Batalhão da Polícia Rodoviária da 5ª Companhia, onde permaneceu por cinco anos. Agora, assume a 8ªCIPM.