Irati PR, 14:13, 18°C

5ª edição do Paraná Faz Ciência gira em torno do tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Ação Contra a Mudança Global do Clima”
Foto: Reprodução/Unicentro

Assessoria Unicentro

De 29 de setembro a 3 de outubro, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vai sediar o maior evento científico do estado: o Paraná Faz Ciência. A maioria das atividades desta edição acontece em Guarapuava, mas o público iratiense também vai contar com uma programação local diversa. No Câmpus de Irati da Unicentro, haverá palestras, oficinas, minicursos, apresentações culturais e sessão de cinema durante toda a semana.

“Esse evento é um momento de muitas oportunidades, tanto pessoais quanto profissionais, porque estreita a relação dos nossos alunos com outros estudantes, professores e pesquisadores. E também os aproxima de oportunidades futuras no mercado de trabalho”, destaca o diretor do câmpus, professor Ronaldo Ferreira Maganhotto.

De acordo com Diego Venâncio, chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação (Dipesp/I), a programação do Paraná Faz Ciência no Câmpus de Irati busca facilitar a participação de quem estuda na unidade universitária. “A expectativa é de uma boa adesão porque as atividades foram realmente pensadas para atender a esses diversos públicos que a gente tem aqui”, afirma Diego.

A 5ª edição do Paraná Faz Ciência gira em torno do tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Ação Contra a Mudança Global do Clima”. Em Irati, há atividades voltadas para estudantes de graduação e de pós-graduação, mas também oficinas e palestras abertas à comunidade – algumas para públicos específicos como crianças, professores da educação básica e profissionais de saúde.

“A gente percebe que esses eventos são muito ricos nas vivências, nas integrações, nos momentos de reflexão quanto aos temas a serem debatidos. O Paraná Faz Ciência pode contribuir, ainda, no despertar por um curso a ser realizado na sequência do ensino médio ou na sequência do ensino superior, com uma pós-graduação”, elenca o professor Ronaldo.

Para a professora Juliana De Conto, vice-diretora do Câmpus de Irati, o congresso é uma oportunidade única de interação. “Eu acho que é importante a participação de toda a comunidade acadêmica, principalmente porque é um evento de magnitude que vai proporcionar muitas trocas na área de ensino, pesquisa e extensão”, reforça a docente.

Confira a programação completa de atividades clicando no link

Inscrições e frequência acadêmica

As inscrições para o Paraná Faz Ciência estão abertas para toda a comunidade e podem ser feitas gratuitamente pelo site do evento.

Durante a semana, as aulas da Unicentro poderão ser transferidas para a participação no evento. “Os acadêmicos podem se inscrever tranquilamente porque não vai ter prejuízo na questão de faltas pedagógicas”, sublinha o diretor Ronaldo.

Estudantes da Unicentro podem ainda trabalhar como monitores no congresso. Para isso, os interessados devem informar as secretarias de seus cursos.

Transporte

Haverá ainda translado gratuito entre Irati e Guarapuava para estudantes e professores da Unicentro que desejam participar das atividades na cidade vizinha. O transporte sairá diariamente, em dois horários: às 6h30 da manhã e às 16 horas, com retorno às 21 horas.

Interessados em utilizar o serviço devem preencher o formulário disponibilizado pela Dipesp/I. 

“Na sexta-feira, vai ter bastante movimentação por conta das Mostras de Extensão e de Iniciação Científica. Essas duas atividades vão levar muitos pesquisadores do Câmpus de Irati para Guarapuava”, antecipa o chefe da Dipesp de Irati.

Organização

Iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e da Fundação Araucária – com apoio das sete universidades estaduais – o Paraná Faz Ciência tem como objetivo despertar o interesse pelo fazer científico em estudantes universitários, da educação básica e pessoas da comunidade em geral.

Leia outras notícias