Irati PR, 19:40, 20°C

Seleção africana faz história e se torna o segundo país de menor população a jogar um Mundial
Cabo Verde garante vaga inédita na Copa do Mundo — Foto: Divulgação/Federação Caboverdiana de Futebol

ge

Cabo Verde está em festa nesta segunda-feira. A seleção africana se classificou para a sua primeira Copa do Mundo ao vencer Essuatíni por 3 a 0. Livramento, Semedo e Stopira fizeram os gols para os donos da casa e tornaram a seleção cabo-verdiana a 22ª qualificada para o Mundial.

Carimbar a vaga na Copa de 2026 significa fazer história também fora de campo. A classificação faz de Cabo Verde o segundo país de menor população (525 mil pessoas) a jogar um Mundial. Apenas a Islândia, que jogou a Copa de 2018, tem número de habitantes inferior (cerca de 300 mil à época).

Líder do Grupo D, Cabo Verde precisava apenas de um empate para se qualificar à Copa do Mundo de 2026. No entanto, os cabo-verdianos buscaram a vitória e abriram o placar aos três minutos da segunda etapa com Livramento. O centroavante aproveitou bola sobrada na área e colocou para o fundo das redes. Seis minutos depois, Semedo ampliou para o time da casa. Para selar a festa, Stopira fechou a contagem nos acréscimos: 3 a 0 Cabo Verde.

Cabo Verde é a 22ª seleção classificada para a competição. Além dos cabo-verdianos, outras quatro seleções africanas já estão garantidas na Copa de 2026: Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia. A última rodada das Eliminatórias da África terá jogos nestas segunda e terça-feira para determinar os classificados finais. Os quatro melhores segundos colocados, entre os nove grupos, irão disputar a repescagem Continental, que irá determinar o representante africano na Repescagem Mundial da Fifa.

Confira as seleções classificadas para Copa do Mundo de 2026:

  • Concacaf (seis vagas): Canadá, Estados e México (países-sede).
  • Confederação Africana de Futebol – CAF (nove vagas): Cabo Verde, Gana, Argélia, Egito, Marrocos e Tunísia.
  • Confederação Asiática de Futebol – AFC (oito vagas): Irã, Coreia do Sul, Japão, Uzbequistão (estreante), Jordânia (estreante) e Austrália.
  • Conmebol (seis vagas): Argentina, Brasil, Uruguai, Colômbia, Equador e Paraguai.
  • Oceania – OFC (uma vaga): Nova Zelândia.
  • Uefa (16 vagas): nenhuma definida ainda.

Leia outras notícias