Sthefany Brandalise
A tradicional Festa do Dolé marcou o encerramento do ano letivo de 2025 em Teixeira Soares, reunindo crianças da rede municipal e estadual para um dia de alegria, integração e celebração. O evento aconteceu na Estação Ferroviária e contou com brinquedos infláveis, distribuição gratuita de pipoca, algodão-doce e o famoso dolé (picolé), símbolo da festa que já se tornou parte da memória afetiva dos teixeirasoarenses.
Desde as primeiras horas da manhã, o espaço foi tomado por sorrisos, cores e música. Crianças de diferentes idades, acompanhadas de professores e familiares, participaram das atividades que marcaram o encerramento de mais um ciclo escolar.

Festa do Dolé marca o encerramento do ano letivo de 2025 – Foto: Sthefany Brandalise
O prefeito Ivanor Muller destacou o sentimento de gratidão em poder promover um evento que tem significado especial para o município. “Estou muito feliz, é uma gratidão muito grande estar junto com a criançada. Essa é uma festa que já vem lá do passado, e a gente deu continuidade. Fico muito feliz com isso. Isso aqui me marca no governo, pois se agrada as crianças, agrada o povo. Uma coisa marcante enquanto prefeito é a gente ser lembrado pelas crianças. Então só tenho que agradecer a Deus de poder estar com elas”, afirmou.
Para o prefeito, o evento representa o trabalho conjunto entre as equipes da administração. “O prefeito sozinho não faz nada. Nós temos que estar junto com os secretários, com a Câmara de Vereadores, vice-prefeito, trabalhando para que isso aconteça. E eles entregam essa festa pronta para o prefeito estar junto. Nós temos que ter uma equipe, as professoras, os motoristas dos ônibus, que trazem as crianças até aqui. Então tudo isso é um conjunto na prefeitura para as coisas acontecerem”, completou.
“Essa festa me marca no governo, pois se agrada as crianças, agrada o povo”
– Ivanor Muller
A professora e coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Alexandra Rupel da Silva, que atua há mais de 30 anos na rede, reforçou a importância do evento como espaço de convivência e integração. “Todas as escolas foram convidadas, tanto as municipais quanto as estaduais. A Festa do Dolé é uma oportunidade de união entre famílias, escolas e comunidade. É um gesto de carinho e aconchego, representado em coisas simples, como o picolé, a pipoca e os brinquedos. É o presente de Natal da nossa administração para as crianças, um momento de afeto e pertencimento”, destacou.
Ela explicou que, embora as turmas do CMEI não tenham participado presencialmente por conta da faixa etária, elas também receberam lembranças. “Levamos os doces até elas, porque queríamos que todas as crianças se sentissem parte dessa festa, independentemente da idade”.
Andreia Masiero Arcego, assistente social e coordenadora do CRAS de Teixeira Soares, também ressaltou o valor social do evento e sua tradição na cidade. “Já é uma marca dos mandatos do prefeito Ivanor. É um dia todo dedicado às famílias, com brinquedos, pipoca, algodão-doce e, claro, o famoso Dolé. É um momento que faz parte da história de Teixeira Soares e que proporciona alegria às crianças e orgulho para quem ajuda a realizar”, afirmou.

Crianças aproveitaram os brinquedos infláveis, distribuição de pipoca, algodão-doce e Dolé – Foto: Prefeitura de Teixeira Soares
Ela ainda destacou o envolvimento de diferentes setores da administração. “Em nome da dona Cleci, nós, da Assistência Social, e todo o público da política social, nos reunimos para fazer esse evento acontecer. É uma festa feita com muito carinho, pensada para todas as crianças do município. Das oito da manhã até o final da tarde, estivemos aqui para garantir que ninguém ficasse de fora dessa comemoração”.
Enquanto os adultos falavam sobre organização, as crianças resumiam a experiência em poucas palavras e muitos sorrisos. “Eu comi picolé, pipoca e algodão-doce!”, contou Samuel, de 8 anos. Já o colega Daniel completou animado: “o brinquedo que eu mais gostei foi o tobogã”.
Encerrando o evento, o prefeito deixou uma mensagem à população. “Foi ano difícil, mas graças a Deus tivemos saúde e força para Trabalhar. Quero desejar a todos, a população de Teixeira Soares, que Deus ilumine todos. E, no ano que vem, se Deus quiser, temos muitas obras, muitos recursos que o nosso governador mandou e iremos executar. E quem vai desfrutar disso é a nossa população”, finaliza.