Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 19:26, 21°C

Livro está sendo organizado por Herculano Batista Neto, Luiza Nelma Fillus e Nelsi Antônia Pabis - Foto: Arquivo Pessoal e Arquivo Folha

Projeto reúne narrativas contadas no Jornal Folha de Irati em comemoração aos 150 anos da Imigração Polonesa no Paraná

Leticia H. Pabis

Em 2021, em comemoração aos 150 anos da Imigração Polonesa no Paraná, o Jornal Folha de Irati, em parceria com o Núcleo de Representação Central Da Comunidade Brasileiro Polonesa Do Brasil (Braspol) de Irati e a Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), contou as histórias de vida de polacos que marcaram o desenvolvimento da região.


Um dos coautores do livro, Herculano Batista Neto, conta sobre como surgiu a ideia do projeto das biografias, que foram publicadas semanalmente na Folha de Irati por pouco mais de um ano. “Desde 2021, quando a comunidade polonesa do Paraná se mobilizou para comemorar os 150 anos da imigração, o núcleo da Braspol de Irati quis se mobilizar de alguma forma, então várias atividades foram projetadas em calendário para ver o que era possível. Dentre essas projeções, conseguimos realizar um desejo antigo que era recuperar a biografia de poloneses, não somente de Irati, mas sim de toda a região, que foram importantes para a nossa história e para o desenvolvimento em várias áreas”, disse.


São mais de 50 publicações reunidas, não apenas contando biografias, mas também sobre datas e símbolos importantes da cultura polonesa, como Nossa Senhora de Monte Claro, o dia 11 de novembro, o dia 3 de maio, a Páscoa e o Natal Polonês.

Quando começamos a ler todas essas biografias, conseguimos ver a importância de retratar a história de cada um e começamos a valorizar ainda mais nossas raízes, pensando nessas pessoas que trouxeram seus valores
e tradições e que enfrentaram diversas
dificuldades para que nós estejamos aqui hoje, que escolheram ficar e chamar o Brasil de sua segunda pátria.

Herculano Batista Neto


O livro está sendo organizado pelos escritores Herculano Batista Neto, Luiza Nelma Fillus e Nelsi Antônia Pabis, que são descendentes de polacos e possuem a história de seus familiares contadas no jornal.
A supervisão editorial está acontecendo por parte da Editora ABC Projetos Culturais Ltda. “Depois que encerramos o projeto, já em 2022, houve a possibilidade de perpetuar o trabalho de outra forma, juntando aquelas biografias em um livro, então buscamos uma agente cultural e encontramos a ABC Projetos Culturais. Eles acharam interessante o conteúdo e propuseram que nós fizéssemos a adequação ao PROFICE, e foi aprovado em uma primeira instância, digamos assim. Em seguida, ele passou por mais três etapas que seriam necessárias para que o projeto realmente ganhasse peso, sendo aprovado em todas elas. Atualmente nós estamos em processo de revisão do livro”, conta Herculano.


“Vidas polonesas – na terra dos pinheirais” foi aprovado pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Governo do Paraná, o PROFICE, e conta com o patrocínio da empresa Continental do Brasil.


“Um dos objetivos disso tudo é fazer com que as famílias vejam os seus antecedentes, suas histórias contadas em um livro, e que isso tem um peso, de ser uma pessoa que colaborou com o desenvolvimento, com adequação, enfim, que marcou uma época. Este antepassado vai estar nas memórias, vai estar na história da nossa região”, disse Herculano.

Leia outras notícias