Projeto conta com um leque de serviços gratuitos e oferta um acervo diversificado
Karina Ludvichak
Buscando ampliar os serviços de bibliotecas fixas das unidades, o Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Prefeitura de Guamiranga e Secretaria de Educação do município, deu início na última segunda-feira (04) as atividades do Bibliosesc, uma biblioteca itinerante que tem como objetivo promover o acesso aos livros e incentivar a leitura.
O projeto conta com um leque de serviços gratuitos e oferta um acervo diversificado de obras a todos os interessados.
Com a implantação do projeto, o município passa a receber o Bibliosesc a cada 15 dias. Os educadores são informados do cronograma da biblioteca com antecedência para se programarem para levar as turmas dos colégios.
O projeto é promovido para toda a comunidade, e acontece fora dos colégios. Por isso, a cada visita a biblioteca fica em alguma localidade diferente no município.
Durante a primeira visita, os alunos puderam apreciar o acervo disponível, participar de contação de histórias e trabalhos artístico.
“A construção de uma sociedade leitora é um desafio permanente que só pode ser superado a partir de ações de acesso ao livro e da formação do leitor”, disse a secretária de Educação e Cultura de Guamiranga, Márcia Luiza Pontarolo, a respeito da importância da biblioteca para os moradores do município.
De acordo com Márcia, o bibliosesc “busca pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos, ofertando vários serviços gratuitos”.
Entre os serviços gratuitos ofertados pelo projeto estão: a consulta do acervo no local da biblioteca; empréstimo de livros, que acontece por meio de um cadastro prévio no caminhão do bibliosesc; ações educativas como, por exemplo, a contação de histórias; ações formativas e, também, ações culturais.