Nilton C. Pabis
O secretário de Saúde do Paraná, deputado federal Beto Preto, recebeu em Curitiba, na segunda-feira (18), prefeitos, vices e vereadores eleitos no último pleito da região sudeste do estado que envolvem as regiões da Amcespar e Amsulpar, o objetivo foi ouvir as demandas das novas administrações. A reunião também serve para balizar o atendimento na saúde do Paraná.
Beto Preto retornou à Secretaria a pouco mais de 10 dias e os prefeitos da região Sudeste do Estado foram uma das primeiras comitivas a serem recebidas por Beto Preto em Curitiba. Para o secretário, que já foi prefeito de Apucarana e conhece as demandas municipais, os novos prefeitos e vereadores eleitos apresentam demandas importantes para região. “São reformas, ampliações, novas construções e veículos que são enviados aos municípios para dar um atendimento cada vez melhor aos paranaenses no segmento saúde”, disse o secretário. “Recebemos demandas variadas que é pertinente a cada município, mas é através desta conversa com os prefeitos que alguns já estão a frentes dos municípios, como é o caso do prefeito de Rio Azul, ou aos novos como é o caso do prefeito Ivanor Muller, que volta a assumir o município. Todos sem distinção tem de ser atendidos em suas demandas, dentro do possível”, disse o secretário.
Dentre os prefeitos e suas comitivas estiveram os prefeitos de Ivaí, Orli de Cristo, o prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller e o diretor do hospital Rodrigo Wagner de Assis e vereadores, o vice-prefeito de Fernandes Pinheiro, Christian Celuzniak, o prefeito de Rebouças, Laercio Cipriano, acompanhado dos vereadores Tio Chico e também do Agnaldo, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski que esteve junto da ex-secretária de Saúde, vereadora eleita Cristiana Schvaidak. De Paulo Frontin estiveram o prefeito eleito Irineu Zacharias e também o vice Sebastião e Lorena Soares que vai assumir a secretaria de Saúde do município.
O secretario ainda enfatizou a todos a importância de ter projetos bem definidos. Segundo Beto Preto, são fatores como este que dão agilidade ao atendimento pelo estado. De Rebouças, o secretário recebeu o pedido para ampliação do CCI, que é referente ao Projeto dos Cuidados Continuados. Em Paulo Frontin, a preocupação é em relação a reforma do Pronto Atendimento (Hospital). Já em Ivaí, o tema da reunião foi os últimos detalhes e os primeiros passos do novo hospital construído na cidade. O tema hospital também foi o assunto referente a Teixeira Soares, onde o prefeito Ivanor e o diretor do hospital falaram sobre a finalização da obra e o enxoval para equipar o hospital, que será terminado em breve. O município também receberá um Raio X e um aparelho de ecografia.
O secretário, que está licenciado do seu cargo de deputado, também intermediou algumas liberações de emendas para atender estes municípios em outros segmentos e não apenas a saúde, conforme a necessidade específica.






Fotos: Nilton Pabis