Kauana Neitzel
À volta as aulas em Imbituva tem sido conturbada, centenas de crianças e adolescentes não estão conseguindo fequentar as aulas por falta de transporte escolar. Atrasos na licitação da tercerização do transporte no município fizeram com que a frota não estivesse preparada para circular na segunda-feira (06), diversos pais questionam a situação.
A Gestão informa que esta trabalhando para corrigir a situação o mais rápido possível. “Hoje chegou o primeiro lote de ônibus, com 10 veículos que estarão circulando nesta sexta (10). Amanhã chegam mais dois lotes para vistoria. A expectativa é que esteja tudo normalizado na semana que vem ou no máximo até o dia 23”, explica o vice-prefeito Zaqueu Bobato.
Os trâmites legais começaram em junho do ano passado, mas por se tratar de uma grande licitação, que conteve diversos recursos e prazos, houve atrasos por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Muitas vezes fazíamos a documentação e encaminhávamos ao Tribunal de Contas, que levava mais de uma semana para dar seguimento. O que acabou prejudicando todo o processo”, destaca Zaqueu.
Os pais de alunos estão inconformados com a situação, nas redes sociais muitos desabafam sobre o caso. “Isso é falta de respeito, se os pais deixam os filhos faltar dois dias por algum motivo já vem à reclamação, agora, faltar duas semanas por causa de falta de transporte daí está tudo bem”, “é lamentável que as crianças fiquem sem transporte, é a educação sendo prejudicada”, dizem. Tiveram pais que precisaram deixar o trabalho para conseguir que os filhos fossem a aula, “hoje tivemos que sair do interior, deixar trabalho, para levar os filhos”, relatou uma mãe.
A secretária de Educação, VeraniceSchelender, alegou que logo que tomou conhecimento da situação reuniu a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação para traçar estratégias que amenizasse o impacto com relação à ausência destes alunos.
“Reunimos, então, no dia 06 todos os diretores escolares, juntamente com a equipe, e, após as discussões e explanações, decidimos formular atividades remotas com base no que está sendo dado para os que estão vindo presencialmente, na tentativa de amenizar os prejuízos pedagógicos. Os pais estarão retirando estas atividades que serão elaboradas na escola do seu filho no dia 13/02 com devolução no dia 23/02”, enfatiza Veranice
Na sexta-feira (10) já serão disponibilizados mais um lote de nove ônibus devidamente documentados. Conforme legalmente forem trazendo a documentação, e estiver tudo de acordo com a legalidade proposta, já estarão imediatamente sendo colocados para sanar as linhas. “Nosso compromisso com o nosso aluno e familiares é o que rege o nosso trabalho e estamos correndo com todas as situações para que tudo se resolva em breve e a questão transporte escolar passe de problema para solução na vida das famílias por nós atendidas”, finalizou a secretária.
Com a tercerização do serviço, neste ano, o valor pago ao transporte dos alunos será por quilometragem rodada, o que poderá gerar uma economia, de acordo com Zaqueu. Outro benefício é o mapeamento das linhas e expansão para localidades que o transporte não chegava. A expectativa é que o caso seja regularizado nos próximos dias.