Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 00:07, 14°C

O evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher aconteceu na quinta-feira (9)
O evento deste ano reuniu cerca de 170 participantes e teve como objetivo o fortalecimento das mulheres - Foto: Sec. de Assistência Social

Karina Ludvichak

O oito de março é marcado pelo Dia Internacional da Mulher, data esta que simboliza a luta das mulheres ao redor do mundo na busca por igualdade de direitos e inclusão. Por isso, a Secretaria de Assistência Social de Guamiranga promoveu na quinta-feira (9) o 2º Encontro de Mulheres que Inspiram. O evento deste ano reuniu cerca de 170 participantes e teve como objetivo o fortalecimento e apoio, principalmente, às mulheres vítimas de algum tipo de violência.


A secretária da pasta, Mayara de Fátima Fila, comenta que o evento é importante, pois traz temas da atualidade, que estão em destaque na sociedade. Além disso, promove um momento de autoconhecimento e informação, na qual ajuda mulheres que sofreram ou sofrem algum tipo violência a compreender que são vítimas. “Ás vezes a gente tem dificuldade para acessar aquelas mulheres que são vítimas de violência, porque até que ela entenda que está em uma situação assim e se sinta a vontade para procura o órgão que oferece o atendimento adequado, é um caminho longo e difícil, que tanto ela quanto nós também temos que percorrer”, esclarece.


O evento foi marcado pela “Palestra Show: ‘O resgate da identidade, autoestima e conexão com o Criador’”, ministrada por Liliane Bueno da Silva, que é coach, e sua irmã Letícia Bueno que atua como cantora. Além da palestra, para dar uma descontraída no evento que aborda temáticas que, por vezes, podem ser difíceis para algumas participantes, também foi realizado o “bingo do empoderamento”.


Mayara comenta que a Secretaria não precisou investir nada nas premiações do bingo, já que os brindes foram todos doados pelo comércio local. “Nós fazemos os pedidos dos prêmios e sempre arrecadamos bastante coisa. O comércio local nos dá um suporte muito bom nesse quesito”, destaca a secretária.
Com o objetivo de fortalecer ainda mais o encontro, foram entregues cartões com frases motivacionais de empoderamento.


A secretária de Assistência Social orientou as mulheres para que saibam identificar situações de violência e denunciem. “Se alguma das participantes de repente venha a passar por alguma situação difícil como a de violência, que ela se sinta a vontade e apoiada para procurar a nossa ajuda”, finaliza a Mayara.


CANAIS DE DENÚNCIA
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania informa: O Ligue 180 é um canal de atendimento exclusivo para mulheres, em todo o país. Além de receber denúncias de violência, como a familiar ou política, o serviço compartilha informações sobre a rede de atendimento e acolhimento à mulher em situação de violência e orienta sobre direitos e legislação vigente.


O Ligue 180 pode ser acionado por meio de ligação, site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), aplicativo Direitos Humanos Brasil, Telegram (digitar na busca “Direitoshumanosbrasil”) e WhatsApp (61-99656-5008). O atendimento está disponível 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Leia outras notícias