Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 11:14, 18°C

A premiação aconteceu em novembro de 2022

Leticia H. Pabis e Assessoria

Com o objetivo de valorizar os pontos turísticos paranaenses, além de fomentar e valorizar a produção de arte e o interesse pela história e cultura do estado do Paraná, o Serviço Social do Comércio (SESC), realizou em 2022 o primeiro concurso “Entre Caminhos Paraná”, que foidividido nas categorias de: Estudante do SESC, Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Dependentes e Público em Geral.

O artista teixeira-soarense Aramis Raiam Candido, morador da comunidade do Ribeirão de Cima, participou da primeira edição e ficou colocado em 23º lugar do público em geral com o desenho do Morro da Santa de Irati. Os participantes enviaram desenhos feitos à mão, vinculados aos pontos turísticos do Paraná, contendo uma breve descrição do ponto turístico e do município ao qual se refere, sendo todas as ilustrações originais.

Ao todo, o SESC recebeu 3.369 desenhos e, entre estes, 90 ilustrações foram selecionadas. “Quando fiquei sabendo do concurso logo de cara pensei em desenhar o morro da Santa pois é um belo ponto turístico do Paraná e, desde pequeno trago boas recordações desse lugar e uma enorme devoção por Nossa Senhora”, lembra o artista.

A premiação aconteceu em novembro de 2022, na Estação Saudade, em Ponta Grossa, e na ocasião, Aramis Candido recebeu um troféu e uma coletânea junto com outros 89 selecionados.

A vice-prefeita Juliana Belinoski destaca como é importante valorizar os talentos locais. “É um orgulho para nós teixeira-soarenses ter um menino que vem do campo com um enorme talento e que se dedica a obras como desenhos e pinturas e que leva o nome do nosso município para todo o estado”, pontua Belinoski.

A paixão do artista pelo desenho vem da infância e foi nas aulas de artes no Colégio Estadual do Campo Guaraúna, localizada no distrito de Guaraúna, que aprendeu novas técnicas e conseguiu aperfeiçoar seus trabalhos. “Um pouco do meu trabalho pode ser visto no muro do Colégio, onde tentei retratar um pouco do nosso município. Além disso, também me dedico à pintura a óleo sobre tela, onde já pintei vários pontos de Teixeira Soares”, conclui.

Atualmente, o artista está com algumas obras expostas na agência do Banco do Brasil em Teixeira Soares, localizada na Rua XV de Novembro, 135.

Leia outras notícias