Irati PR, 02:04, 13°C

Timão chega ao 5º lugar no Brasileirão, engata sequência positiva e chega ao 5º lugar do Brasileirão
Jogadores do Corinthians reclamam com o árbitro no jogo contra Athletico — Foto: Hedeson Alves/AGIF

ge

Receba em primeira mão as notícias de Folha de Irati no seu WhatsApp!
Inscreva-se

Teve partidas em que o Corinthians jogou melhor e não conseguiu vitórias. Contra o Athletico-PR, a vitória veio em um duelo em que o Timão jogou mal. Sofreu mais do que deveria na defesa, produziu pouquíssimo e, ainda assim, conquistou três pontos no Campeonato Brasileiro graças a uma feliz finalização de Rodrigo Garro.

O meio-campista argentino voltou a fazer gol após cinco meses – coincidentemente, a última vez havia sido contra o time paranaense, pelas quartas de final da Copa do Brasil, em 10 de setembro.

Poderia ter sido uma partida de redenção para Garro. Mas o meio-campista, que vive uma má fase desde o ano passado, não chegou a ser um destaque.

Foi feliz ao aproveitar um rebote na entrada da área e finalizar de três dedos de perna esquerda para marcar o único gol da partida adiada da segunda rodada, dando o segundo triunfo do Corinthians no Brasileirão. O Timão perdeu para o Bahia na estreia e depois bateu o Red Bull Bragantino pela terceira rodada.

Jogadores do Corinthians comemoram vitória contra o Athletico — Foto: Luis Garcia/AGIF
Jogadores do Corinthians comemoram vitória contra o Athletico — Foto: Luis Garcia/AGIF

Tirando o golaço de Garro aos 19 minutos do primeiro tempo, o Corinthians pouco produziu na frente, com Vitinho sendo escalado como dupla de ataque de Memphis Depay na ausência de Yuri Alberto, e muito sofreu atrás, com Viveros infernizando a vida dos zagueiros corintianos.

O Athletico-PR teve sete finalizações, contra só três do Timão, em um primeiro tempo em que o sistema defensivo corintiano falhou em muitos lances, parecendo confuso e desorganizado.

Depois do intervalo, a equipe da casa pressionou ainda mais, tendo 12 finalizações, apesar da melhora da defesa corintiana, enquanto o Timão chegou só uma vez. Hugo Souza fez defesas que garantiram a vitória.

Foi um jogo prejudicado pela pouca inspiração das duas equipes, agravada pelo péssimo estado do gramado na Arena da Baixada.

Mesmo com a grama sintética aparentemente ruim, o técnico Dorival Júnior escalou boa parte do que tinha de melhor à disposição. O Brasileirão é prioridade para equipe, ainda que, no próximo domingo, o Timão enfrenta a Portuguesa pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

O gramado prejudicou a movimentação dos jogadores e a rolagem da bola, fazendo-a quicar, dificultando os passes e os domínios.

O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima também contribuiu negativamente para uma partida tensa, polêmica e demorada.

Os corintianos, por exemplo, reclamaram bastante da marcação do pênalti de Matheus Bidu em Viveros, aos 12 minutos do primeiro tempo. Julimar desperdiçou a cobrança, perdendo a chance de sair na frente do placar, o que custou caro quando Garro acertou o seu lindo chute.

Corinthians não atuou bem, mas conseguiu um resultado importante fora de casa, em um campo difícil de se jogar, obtendo a terceira vitória consecutiva na temporada.

A sequência positiva neste início de temporada, apesar de todas as dificuldades, é um alento para um time que, no ano passado, ficou marcado pelas oscilações no Brasileirão.

Com o triunfo, o Corinthians alcançou seis pontos, subiu cinco posições e chegou ao 5º lugar, somente abaixo das equipes com sete pontos. Pela quarta rodada, o Timão enfrentará o Cruzeiro, na próxima quarta-feira, às 20h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).

Leia outras notícias